Em Lisboa na zona de São Sebastião da Pedreira, Avenidas Novas, a noite de 28 de junho, das 19h00 às 23h30, é de Literatura Europeia. Uma experiência cultural única, com leituras encenadas de obras de diversos autores europeus, com os participantes a estabelecer um roteiro urbano de literaturas.
A Noite da Literatura Europeia é uma iniciativa da EUNIC Portugal, a rede de institutos culturais e embaixadas dos países da União Europeia, que conta com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa, o programa Europa Criativa, a Rede de Bibliotecas de Lisboa (BLX), e este com a Junta de Freguesia das Avenidas Novas e o El Corte Inglês.
Do programa constam obras da Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Polónia, Portugal, Reino Unido e Roménia, e géneros como prosa, poesia, teatro e a não-ficção, que em Lisboa ajudam a celebrar a riqueza e diversidade literária europeia.
Para além das obras está confirmada a presença dos autores Emmanuelle Pirotte, da Bélgica, Yannis Mavritsakis, da Grécia, Carla Lucarelli. Do Luxemburgo, David Machado, de Portugal e Sorina Rîndașu da Roménia.
Por local, as sessões são de 15 minutos, que se repetem ao longo da noite em 10 sessões consecutivas, com atores e atrizes a darem vida aos textos. O público pode, desta forma, percorrer livremente o bairro e mergulhar nas diferentes línguas, estilos e culturas.
A iniciativa é de acesso gratuito e tem interpretação em Língua Gestual Portuguesa nas sessões da Alemanha, Áustria, Espanha, Estónia, Finlândia, Grécia, Irlanda, Polónia, Reino Unido e Roménia.