Lélita Santos é a nova presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna

Apostar na formação e incentivar a criação de registos de patologias são apenas dois dos principais objetivos para os próximos três anos da nova direção da SPMI, presidida por Lélita Santos, Doutorada em Medicina Interna.

Lélita Santos é a nova presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
Lélita Santos é a nova presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. Foto: DR

Depois de três anos como vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), Lélita Santos assumiu agora a presidência da Direção da SPMI para o triénio 2021-2024. Doutorada em Medicina Interna pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, é Assistente Graduada Sénior de Medicina Interna no CHUC, Coordenadora da Consulta de Doenças Autoimunes Sistémicas e da Consulta de Nutrição Clínica do CHUC.

A nova direção da SPMI definiu como principais objetivos, para os próximos três anos, a aposta na formação, apoiar o desenvolvimento de redes de cooperação entre os núcleos de estudo e a criação ou adaptação de Recomendações Clínicas, incentivar a criação de registos de patologias ou entidades clínicas através da criação de uma plataforma específica de registos e realizar o levantamento dos diferentes serviços ou unidades, nacionais e internacionais, que garantam formação de qualidade.

“Temos consciência de que nos propomos coordenar os destinos de uma das maiores Sociedades Científicas do país, que completa os seus 70 anos já no próximo mês de dezembro” referiu Lélita Santos, e acrescentou: “Os membros desta direção estão empenhados em continuar a desenvolver os projetos das anteriores acrescentando-lhes novas ideias, que farão parte dos objetivos a atingir para o triénio 2021-2024”.

Em comunicado a SPMI refere que a nível externo, a nova direção pretende reforçar a colaboração com outras sociedades e associações científicas, colaborar ativamente com as associações de doentes, reforçar sinergias com a Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) incentivar a proximidade com as instituições académicas, estimular as relações institucionais junto dos órgãos técnicos e decisores políticos e, manter o diálogo com o Colégio da Especialidade de Medicina Interna, contribuindo para a discussão sobre a qualidade da formação dos Internos de Especialidade e a formação contínua dos especialistas.

Os novos corpos sociais da SPMI

Assembleia Geral:

Presidente: António Oliveira e Silva – Hospital de Braga
Vogais: Francisca Delerue – Hospital Garcia de Orta – Almada
Edite Nascimento – Centro Hospitalar Tondela-Viseu – Hospital de Viseu

Direção:

Presidente: Lèlita Santos (Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC).
Vice-Presidentes: Isabel Fonseca (Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), Luís Duarte Costa (Hospital da Luz – Lisboa) e Vasco Barreto (Hospital Pedro Hispano – Matosinhos).
Secretário-Geral: Catarina Canha (Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC).
Secretários Adjuntos: Fernando Salvador (Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro), Bruno Grima (Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca) e Mafalda Santos (Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga – Hospital de Santa Maria da Feira)
Tesoureiro: Olga Gonçalves (Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia / Espinho)

Conselho Fiscal:

Presidente: Nuno Bernardino Vieira (Centro Hospitalar Universitário do Algarve – Hospital de Portimão)
Vogais: Diogo Cruz (Hospital de Cascais – Dr. Jose de Almeida) e Francisco Parente (Centro Hospitalar Universitário de Coimbra).