Limpeza Florestal leva Ministro da Cultura à Citânia de Santa Luzia

Ação de Limpeza Florestal promovida pelo Governo, em parceria com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses, levou o Ministro da Cultura à Citânia de Santa Luzia, em Viana do Castelo.

Limpeza Florestal leva Ministro da Cultura à Citânia de Santa Luzia
Limpeza Florestal leva Ministro da Cultura à Citânia de Santa Luzia. Foto: DR

O Ministro da Cultura esteve, hoje, 24 de março, no Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, no âmbito de uma Ação de Limpeza Florestal que envolveu vários membros do governo e o Presidente da Republica a vários locais do país onde se desenvolvem atualmente ações limpeza florestal, em espaços públicos.

O Monte de Santa Luzia é um local geograficamente estratégico, de onde se domina toda a área envolvente, desde o estuário e foz do Rio Lima até à zona costeira atlântica, um povoado castrejo de tipo proto urbano que evidencia uma ocupação contínua entre os períodos da Idade do Ferro e Romanização.

A Citânia de Santa Luzia afeta à Direção Regional de Cultura do Norte é um notável exemplar dos povoados fortificados existentes no Noroeste Peninsular, tanto pela sua dimensão, como pelo planeamento urbanístico, tipologia construtiva e caráter defensivo.

Conhecida por “Cidade Velha de Santa Luzia”, o registo da existência destas ruínas reporta-se, pelo menos, ao século XVII.

A Citânia impõe-se estrategicamente na paisagem pela sua localização destacada. A área do povoado corresponde a cerca de um terço do que seria a sua verdadeira dimensão. Está delimitado por três linhas de muralha, complementadas por torreões e dois fossos.

A distribuição das estruturas permite aferir momentos distintos de ocupação, podendo enquadrar a reestruturação do espaço entre o séc. I a.C. e o séc. I d.C