Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atendeu 280 mil chamadas em quatro anos

Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atendeu 280 mil chamadas em quatro anos
Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atendeu 280 mil chamadas em quatro anos. Foto: Rosa Pinto/arquivo

Desde o lançamento no dia 1 de abril de 2020, a linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) do SNS 24 atendeu mais de 280 mil chamadas. Desde a fase inicial da pandemia de COVID-19 a linha tem vindo a desempenhar um papel fundamental na prestação de apoio emocional e psicológico em todo o país. Do total de chamadas atendidas, mais de 19 mil foram realizadas por profissionais de saúde.

Durante estes quatro anos, o número de utentes atendidos tem aumentado, passando das 50 mil chamadas em 2020, para as 64.500, em 2023. No primeiro trimestre de 2024, a Linha já recebeu mais de 15 mil chamadas de utentes.

Em 2022, o serviço passou também a estar disponível em inglês, garantindo resposta aos cidadãos não falantes de português, e foram atendidas 4885 chamadas na língua inglesa.

No lançamento da Linha de Aconselhamento Psicológico esteve um trabalho conjunto entre a SPMS e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, que tem sido um exemplo de cooperação, fornecendo uma resposta imediata às necessidades urgentes de acompanhamento psicológico da população.

O atendimento é realizado exclusivamente por psicólogos, que lidam com uma variedade de questões, como sintomatologia associada à ansiedade, agravamento de psicopatologia prévia, e crises emergentes. Nestes últimos casos, a linha desempenha um papel essencial na identificação e encaminhamento de situações que representam perigo para o próprio utente ou para terceiros, transferindo a chamada para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro necessários.

Por outro lado, o psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou caso o utente apresente outro tipo de sintomatologia.

A Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 está disponível todos os dias do ano e o Ministério da Saúde espera que continuará a ser uma resposta de proximidade em saúde mental para todos os portugueses e residentes no país que dela precisem.