Lisboa: Colina das Artes 2023 homenageia Natália Correia

Edição de 2023 da Colina das Artes com programação a homenagear a escritora Natália Correia. Música, literatura, stand up comedy, Fado, cinema e exposições. Um evento gratuito organizado pela Junta de Freguesia de São Vicente, Lisboa.

Colina das Artes 2023 homenageia Natália Correia

A 2ª edição da COLINA DAS ARTES realiza-se de 7 a 16 de setembro, com uma programação diversa e inteiramente gratuita de música, literatura, stand up comedy, Fado, cinema e exposições.

Em 2023, a COLINA DAS ARTES, será dedicada a Natália Correia, por ocasião da celebração do centenário do seu nascimento. Uma das mais importantes e influentes intelectuais do século XX português, cuja “visão do mundo” se mantém incontestavelmente atual. Cofundadora do Botequim da Liberdade em 1971 [atual Botequim da Graça], com Isabel Meireles, Júlia Marenha e Helena Roseta, Natália Correia batia-se pelos valores da liberdade e da luta feminista, fazendo do Botequim, um espaço de tertúlias políticas, convívios literários e café-concerto.

Sob a égide de Natália e alicerçada na centralidade que a ideia de “Mátria” desempenhou na vida e obra da escritora açoriana, a programação deste ano será protagonizada, fundamentalmente, no feminino, com uma premissa de diversidade cultural – marca genética da cidade de Lisboa e da Freguesia de São Vicente.

No dia 13 de Setembro, data em que completaria 100 anos de vida, será inaugurada ao público, na Sala do Capítulo do Convento da Graça, a Exposição “Desenhar Natália – Exposição Comemorativa do Centenário do Nascimento de Natália Correia”.

A exposição reúne o trabalho de 12 reconhecidos ilustradores que foram desafiados a descobrirem e desenharem as suas visões de Natália Correia. Esta exposição, inaugurada no centenário de Natália Correia, estará patente até dia 30 de novembro de terça a domingo das 10H00 às 17H00.

Entre os destaques da programação musical deste ano, encontra-se o espetáculo “AS CANÇÕES DE CARLOS DO CARMO” com a participação de Rita Guerra, Filipa Vieira e Beatriz Felício (dia 9). Nos dias 15 e 16 de Setembro, a programação musical desdobra-se pelo Largo da Graça, Claustros da Igreja da Graça e Miradouro Sophia de Mello Breyner Andressen, com concertos de MARIA JOÃO & MÁRIO LAGINHA (dia 15), JÜRA e AUREA (dia 16) e Combos de Jazz do HOT CLUBE DE PORTUGAL (dias 15 e 16).

À imagem do que aconteceu na primeira edição, a programação da COLINA DAS ARTES 2023 irá incluir também conversas e tertúlias com escritores, músicos e jornalistas, assim como um ciclo de curtas-metragens em parceria com o Festival Internacional de CURTAS DE VILA DO CONDE, além da exibição dos filmes “Mal Viver” e “Viver Mal” de João Canijo nos dias 7 e 8 de setembro

Pela primeira vez na COLINA DAS ARTES, a programação integra um espetáculo de Stand Up Comedy. Aldo Lima, Carlos Moura, Joana Caldeira e Laura apresentam-se no Claustro do Convento da Graça, no dia 14 de setembro pelas 21H30.

A COLINA DAS ARTES é dedicada a todos os que habitam e visitam a Freguesia de São Vicente, recusando fronteiras, apostando na diversidade cultural, nos múltiplos usos dos espaços partilhados e no cruzamento e diálogo entre públicos, comunidades e gerações.

Com um cariz inclusivo e colaborativo, a COLINA DAS ARTES é um evento promovido e organizado pela Junta de Freguesia de São Vicente e desenhado, programado e produzido pela Produtores Associados, com o patrocínio da Sagres e o apoio do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa.