Lisboa recebe sede do Centro Internacional Rei Abdullah Bin Abdulaziz para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural

Sede do Centro Internacional Rei Abdullah Bin Abdulaziz para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural, atualmente em Viena, vem para Lisboa. Elham Alshejni, nomeada Secretária-geral Adjunta interina do Centro, assegura a relocalização em Lisboa.

Lisboa recebe sede do Centro Internacional Rei Abdullah Bin Abdulaziz para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural
Lisboa recebe sede do Centro Internacional Rei Abdullah Bin Abdulaziz para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural. Foto: Rosa Pinto

O Centro Internacional Rei Abdullah Bin Abdulaziz para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural (KAICIID), atualmente com sede em Viena, irá ser transferido para Lisboa, uma decisão do Conselho das Partes do KAICIID e do Governo Português.

O acordo que envolve a instalação do centro em Lisboa deverá ser em 29 de outubro de 2021, em Lisboa, por Faisal Al Muaammar, Secretário-geral do Centro KAICIID, e por Augusto Santos Silva, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

Elham Alshejni, do Iémen, é nomeada Secretária-geral Adjunta interina do Centro, e entra em funções a partir de 1 de novembro de 2021 com a missão de assegurar o processo de relocalização do Centro, bem como a continuidade do respetivo trabalho.

O Centro Internacional Rei Abdullah Bin Abdulaziz para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural tem como objetivo “o diálogo inter-religioso e intercultural, tendo como escopo promover o diálogo e a compreensão entre as diferentes religiões e culturas, encorajar o respeito pela diversidade e prosseguir a justiça e a paz entre as nações e os povos, assim como combater o uso indevido da religião como justificação para a violência e a perseguição”.

O Centro integra um Conselho das Partes constituído por representantes dos Estados membros fundadores: Arábia Saudita; Áustria; Espanha e Santa Sé como fundador-observador. Do Conselho faz também parte um Conselho Diretivo composto por representantes de diversas religiões, incluindo: Cristianismo; Budismo; Hinduísmo; Islão; Judaísmo; Jainismo e Sikhismo.

Com a transferência da sede do KAICIID, Portugal passará a contar com nove organizações internacionais e verá reforçado o seu perfil internacional na área do diálogo intercultural e inter-religioso, que é particularmente importante.

Portugal é atualmente sede do Centro Europeu para a Interdependência e Solidariedade Global – Centro Norte/Sul do Conselho da Europa. E o português Dr. Jorge Sampaio, antigo Presidente da República, foi o primeiro Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações.