Lisbon Music Fest abre com concerto no Museu do Oriente

Lisbon Music Fest abre com concerto da Julianstown Youth Orchestra e Camerata da Academia de Música de Lisboa no Museu do Oriente, dia 24 de Junho, às 17h00, com entrada livre.

Lisbon Music Fest abre com concerto no Museu do Oriente
Lisbon Music Fest abre com concerto no Museu do Oriente. Foto: DR

O Lisbon Music Fest regressa para uma 5ª edição animada por acordes de todo o mundo, de orquestras, coros, jazz big bands e ensembles de música de câmara, com arranque marcado para 24 de Junho, às 17h00, no Museu do Oriente. O concerto de abertura é protagonizado pela Julianstown Youth Orchestra, da Irlanda, e pela Camerata da Academia de Música de Lisboa.

Julianstown Youth Orchestra (JYO), fundada em 2011, procura desenvolver a criatividade, oferecendo aos seus elementos oportunidades para composição e direção da orquestra, contando com colaborações regulares de músicos das principais orquestras irlandesas.

Esta é a sua primeira digressão internacional da JYO que apresenta um programa que inclui obras escritas em 2017 por elementos da orquestra, para o projeto Gesamtkunstwerk, sob a orientação do compositor Brian Irvine.

O programa escolhido pela Camerata da Academia de Música de Lisboa integra duas obras de Verdi (1813 – 1901) e Tchaikovsky (1840 – 1893), respetivamente, Nabucco (abertura) e Capricho Italiano.

Todos os concertos do Lisbon Music Fest são de entrada livre, estendendo-se por algumas das mais emblemáticas salas e espaços culturais do país, incluindo o Palácio da Ajuda, o Mosteiro da Batalha, o Museu do Oriente, o Museu Nacional dos Coches ou o Castelo de Belmonte. A 5ª edição do Lisbon Music Fest apresenta coros e orquestras oriundos da Europa, América do Norte, Ásia e, pela primeira vez, da Oceânia.

Lisbon Music Fest – concerto de abertura

Julianstown Youth Orchestra e Camerata da Academia de Música de Lisboa

24 de Junho às 17h00
Duração: 75’, sem intervalo
Entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia

Programa

Julianstown Youth Orchestra
Gesamkunstwerk (obra colaborativa dos membros da Julianstown Youth Orchestra)
Clocks| Elizabeth, Katie & Sophie Ní Mhaoláin (n.2003)
Carnival of What| Dominic Connor (n. 2003)
Protocol | Medb Brereton Hurley (n. 2000)
Halloween | Eoin Brereton Hurley (n. 2000)
Midnight Dance | Shane Quinn (n. 2003)
Soar Away | Jennifer Sheil (n. 2004)
Primavera | Antonio Vivaldi (1678-1741)
Camerata da Academia de Música de Lisboa
Nabucco [abertura] | Giuseppe Verdi (1813 – 1901)
Capricho Italiano | Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840 – 1893)