Livro “Bragança. Das Origens à Revolução Liberal de 1820” premiado em Nova Iorque

O livro “Bragança. Das Origens à Revolução Liberal de 1820”, editado pelo Município de Bragança, nas comemorações dos 555 anos, a 20 de fevereiro de 2019, distinguido com prémio Graphis, em Nova Iorque.

Livro “Bragança. Das Origens à Revolução Liberal de 1820” premiado em Nova Iorque
Livro “Bragança. Das Origens à Revolução Liberal de 1820” premiado em Nova Iorque. Foto: DR

Bragança. Das Origens à Revolução Liberal de 1820” é o resultado de um trabalho conjunto entre o Município de Bragança e o Centro de Investigação CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade. Um livro que trata a história do concelho de Bragança desde os seus primórdios pré-históricos até à Revolução Liberal de 1820.

O livro segue todos os critérios hierárquicos de uma publicação científica, mas é também uma obra com um grande valor simbólico para os transmontanos. Com quase 500 fotografias e documentos históricos, o livro é também um álbum que transporta o leitor/espetador para uma realidade histórica revelando o território e o seu património em todo o seu esplendor.

Com desenho da responsabilidade do estúdio OOF Design e a coordenação de Fernando Sousa, a obra apresenta um design inspirado no modo de navegação como numa página web, com um índice lateral e uma hierarquia organizativa de conteúdos. Designers: Ângelo Borges, Cláudio Rodrigues, Isabel Arouca, Marina Mota. Diretor de arte: Cláudio Rodrigues, Impressor: Gráfica Maiadouro. A obra foi distinguida com prémio silver Graphis

Em Nova Iorque a obra foi distinguida, no dia 25 de julho, com um prémio Graphis, na categoria “Design Annual”. Os prémios Graphis são atribuídos anualmente desde 1952, os galardões premeiam os melhores projetos de design, fotografia, ilustração e publicidade de todo o mundo. A categoria “Design Annual” premeia anualmente trabalhos reveladores de especial talento na categoria de design gráfico.