Livro “Crónicas – Comunidades, Emigração e Lusofonia” apresentado em Lisboa

As comunidades portuguesas no estrangeiro são um ativo do país, e dá-las a conhecer é um “exemplo de cidadania e de serviço público”. Um trabalho realizado por Daniel Bastos com o seu livro “Crónicas -Comunidades, Emigração e Lusofonia”

Livro “Crónicas -Comunidades, Emigração e Lusofonia” apresentado em Lisboa
Livro “Crónicas -Comunidades, Emigração e Lusofonia” apresentado em Lisboa. Foto: DR

No livro “Crónicas – Comunidades, Emigração e Lusofonia”, o seu autor, Daniel Bastos, revela-nos um pouco do empreendedorismo, das contrariedades, da resiliência e da solidariedade das comunidades lusas, da riqueza do seu movimento associativo, e das enormes potencialidades culturais, económicas e políticas que as mesmas representam nas pátrias de acolhimento e de origem.

A obra, que reúne diversas crónicas que o escritor e historiador Daniel Bastos tem vindo a escrever nos últimos anos e publicadas em diversos meios de comunicação dirigidos para as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, foi apresentada, no passado dia 22 de abril, na Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL).

Na apresentação Luís Marques Mendes, que assina o prefácio da obra, caracterizou a obra como um “exemplo de cidadania e de serviço público” do autor, e acrescentou que a mesma é “o espelho da homenagem que Daniel Bastos quer prestar aos milhões de portugueses que, fora do nosso país, honram, servem e prestigiam Portugal. E fá-lo como deve ser: com simplicidade e com verdade, com entusiasmo e com realismo, com autenticidade e com pragmatismo, com respeito pelo passado mas sem descurar a ambição do futuro”.

A sessão de apresentação contou com a presença de Maria Beatriz Rocha-Trindade, e da Diretora do Museu da SGL, Manuela Cantinho, para além de Luís Marques Mendes, conhecido advogado e comentador, e de um público muito interessado pelos assuntos da migração.

A livro que reúne cerca de centena e meia de crónicas, realizado com o apoio da Sociedade de Geografia de Lisboa – Comissão de Migrações, tem vindo e continuará a ser apresentado em Portugal e junto das comunidades portuguesas no estrangeiro.