Livro de Daniel Bastos sobre Gérald Bloncourt apresentado em Bruxelas

Na livraria portuguesa “La Petite Portugaise, em Bruxelas, decorreu, no dia 31 de maio, a apresentação do livro “Gérald Bloncourt – Dias de Liberdade em Portugal”, com a presença do autor Daniel Bastos.

Livro de Daniel Bastos sobre Gérald Bloncourt apresentado em Bruxelas: Elisabete Soares, à esquerda, Daniel Bastos, ao centro, e Paulo Pisco, à direita.
Livro de Daniel Bastos sobre Gérald Bloncourt apresentado em Bruxelas: Elisabete Soares, à esquerda, Daniel Bastos, ao centro, e Paulo Pisco, à direita. © Rosa Pinto

Gérald Bloncourt – Dias de Liberdade em Portugal”, uma obra, concebida e realizada pelo historiador português Daniel Bastos a partir do espólio fotográfico de Gérald Bloncourt, foi apresentada em Bruxelas, no passado dia 31 de maio, na livraria portuguesa “La Petite Portugaise”

A obra, que assenta no trabalho de Gérald Bloncourt, um dos grandes nomes da fotografia humanista, recentemente falecido, em Paris, é prefaciada pelo coronel Vasco Lourenço, presidente da Direção da Associação 25 de Abril.

No decurso da sessão, Elisabete Soares, representante da livraria caracterizou Daniel Bastos como um autor de várias iniciativas cívicas para a cidadania ativa. Paulo Pisco, deputado eleito pelo círculo da emigração na Europa, apresentou a obra, e destacou o trabalho desenvolvido pelo autor em prol do conhecimento e valorização da emigração portuguesa.

O novo livro, realizado com o apoio da Associação 25 de Abril, revela uma parte pouco conhecida do espólio de Gérald Bloncourt, afamado fotógrafo que imortalizou a emigração portuguesa, mas que retratou também a explosão de liberdade que tomou conta do país após a Revolução de 25 de Abril de 1974.

Através de imagens, até aqui pouco conhecidas, o livro aborda factos históricos “que medeiam a Revolução dos Cravos e a celebração do Dia do Trabalhador na capital portuguesa. Designadamente, a chegada do histórico líder comunista Álvaro Cunhal ao Aeroporto de Lisboa, a emoção do reencontro de presos políticos e exilados com as suas famílias, o caráter pacífico e libertador da Revolução de Abril, e as celebrações efusivas do 1.º de Maio de 1974, a maior manifestação popular da história portuguesa”.

Durante o mês de junho, o livro vai ser apresentado no dia 7 de junho, às 21h00, na FNAC em Braga, no dia 10 de junho, às 17h00, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, na FNAC-Santa Catarina no Porto, e no dia 22 de junho, às 10h00, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal no Canadá, será apresentado na Galeria dos Pioneiros Portugueses em Toronto.