Locker Room Talk: Quando os homens falam sobre mulheres no Teatro Nacional São João

Mala voadora estreia-se na programação do Teatro Nacional São João, Porto, depois de ter estado presente nas Leituras do Mosteiro, em 2016. Nos dias 4 e 5 de outubro leva ao palco a peça Locker Room Talk.

Locker Room Talk: Quando os homens falam sobre mulheres no Teatro Nacional São João
Locker Room Talk: Quando os homens falam sobre mulheres no Teatro Nacional São João. Foto: © Rosa Pinto

Locker Room Talk – ou “conversa de balneário, numa tradução possível – é uma peça de teatro provocativa, inspirada pelos comentários sexualmente agressivos de Donald Trump, que foram tornados públicos. Dois anos após a apresentação internacional, o espetáculo, escrito por Gary McNair, estreia-se no Mosteiro de São Bento da Vitória, assinalando também a estreia da mala voadora – projeto artístico que “vive” no Porto desde 2013 – na programação do Teatro Nacional São João (TNSJ). A peça, com encenação de Jorge Andrade, estará em cena nos dias 4 e 5 de outubro.

Locker Room Talk – que já “arrecadou” vários elogios em publicações internacionais, como The Guardian, The Herald ou The National – é um trabalho construído com base em centenas de entrevistas, onde o dramaturgo escocês pediu a homens que falassem desassombradamente sobre mulheres, ou melhor, sobre o que dizem eles sobre elas quando elas não estão presentes. O resultado foi uma tagarelice vil e violenta, mais generalizada e naturalizada do que aquilo que gostaríamos de pensar ou aceitar.

No espetáculo, McNair optou por colocar mulheres em palco a reproduzir esta litania da misoginia, sendo que, na versão de Jorge Andrade, conta-se com Crista Alfaiate, Isabel Zuaà, Tânia Alves e Teresa Sobral no elenco. Ao deslocar a peça para um “lugar de fala” feminino e ao fazer coincidir a enunciação das palavras com o seu objeto, o dramaturgo criou um irónico mecanismo de questionamento dos medos e equívocos que enformam uma tóxica “identidade masculina”.

Locker Room Talk é uma coprodução com o Teatro Nacional São João e pode ser vista na sexta-feira, às 21h00, e no sábado, às 19h00. O espetáculo é para maiores de 18 anos, com os bilhetes a 10 euros.

A mala voadora foi fundada em 2003 e, para além de Portugal, já apresentou espetáculos na Alemanha, Bélgica, Bósnia Herzegovina, Brasil, Cabo Verde, Escócia, Eslovénia, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Grécia, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, Líbano e Polónia. Em 2016, esteve presente na iniciativa Leituras no Mosteiro – promovida pelo TNSJ – com a peça Overdrama de Chris Thorpe.