Lojas com História já têm identificação

Pastelaria Versailles, a Casa Xangai, o café/restaurante Galeto e a loja de cafés e chás Pérola do Chaimite são quatro estabelecimentos de Lisboa, situados na zona da Avenida da República, que receberam hoje, 10 de janeiro, placas identificativas de Lojas com História.

Placa de identificação de Lojas com História
Placa de identificação de Lojas com História. Foto: DR

O projeto Lojas com História, criado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) em 2015, tem como objetivo promover e salvaguardar o comércio tradicional nas suas dimensões patrimoniais, históricas e culturais, e que no entender dos responsáveis pelo município lisboeta a colocação das placas ‘Lojas com História’ é também “uma forma de dinamizar o comércio local e promover os produtos e a cultura nacionais.”

Em comunicado a CML indicou que “os responsáveis dos estabelecimentos distinguidos acolheram com entusiasmo a iniciativa camarária”, e a “oportunidade para poderem dar a conhecer alguns aspetos da sua atividade e dar conta de aspetos da história do estabelecimento.”

A placa Lojas com História é em metal escovado que recupera o logotipo desenvolvido pela equipa do Departamento de Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. A placa é afixada “em bandeira nas fachadas dos estabelecimentos que fazem parte desta rede, facilitando o reconhecimento por quem se desloca a pé na cidade.”

O projeto ‘Lojas com História’ que envolve 82 estabelecimentos pretende “a preservação e dinamização deste património, sabendo que nele reside uma parte relevante da identidade e carácter da cidade e que é, ao mesmo tempo, um importante mecanismo social e económico para o seu desenvolvimento.”

Para apoiar a manutenção e fomento das características genuínas deste importante sector do comércio ‘Lojas com História’, a Câmara Municipal de Lisboa criou o Fundo municipal ‘Lojas com História´ que foi publicado em Diário da República.

Para além dos apoios financeiros que estão previstos no regulamento, a CML promoveu a criação da identidade visual do programa, pelo que “foram desenvolvidos suportes promocionais variados, como um website, e ainda a constituição de uma equipa municipal dedicada aos lojistas.