Luís Coentro é novo Diretor Clínico da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo

Governo nomeia Luís Coentro como Diretor Clínico, para a área dos Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo. Por um período de três anos o médico irá assumir funções no Conselho de Administração da Unidade do Baixo Alentejo.

Luís Coentro é novo Diretor Clínico da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo
Luís Coentro é novo Diretor Clínico da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo

O Governo nomeou Luís Coentro para Diretor Clínico dos Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), para um mandato de três anos, assumindo funções no Conselho de Administração da ULSBA a partir de 3 de julho.

Luís Coentro foi proposto pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, para integrar o Conselho de Administração da ULSBA, que é presidido por José Carlos Queimado. Do Conselho de Administração fazem também parte, Vera Guerreiro como Diretora Clínica para a área dos Cuidados de Saúde Hospitalares, Vanessa Faria Almodôvar como Vogal Executiva com o pelouro financeiro e António Páscoa com o cargo de Enfermeiro Diretor.

O nomeado Luís Coentro é natural de Alverca do Ribatejo, tendo concluído a especialidade em Medicina Geral e Familiar, em 2004, e fez todo o seu percurso profissional como médico de família nos Cuidados de Saúde Primários do Baixo Alentejo, onde coordena a Unidade de Saúde Familiar (USF) Alfa Beja.

O Ministério da Saúde indica que o distrito de Beja é a próxima paragem da iniciativa Saúde Aberta, regressando assim à estrada no dia 3 de julho, segunda-feira. O Ministro da Saúde, a Secretária de Estado da Promoção da Saúde e o Secretário de Estado da Saúde vão percorrer os 13 concelhos do Baixo Alentejo e visitar os diferentes polos da ULSBA, numa iniciativa que irá proporcionar o contacto com utentes, profissionais e autarcas das diferentes regiões do país.

Nota Curricular de Luís Castro Paixão Coentro

Luís Castro Paixão Coentro é licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa. Possui um Mestrado em Cuidados Primários de Saúde pela Universidade Autónoma de Barcelona. Fez o internato em Serpa e concluiu a especialidade de Medicina Geral e Familiar em 2004, tendo exercido como médico de família no Centro de Saúde de Castro Verde (2004 e 2005) e no Centro de Saúde de Beja (2006-2011).

A partir de 2011, Luís Coentro integrou a Unidade de Saúde Familiar Alfa Beja, a primeira USF do Baixo Alentejo. Coordenou a unidade entre 2012 e 2019, tendo voltado a assumir a liderança da USF este ano. É Assistente Convidado da Faculdade de Ciências Médicas e orientador do Internato de Medicina Geral e Familiar desde 2009. Desde 2022 era já representante dos Cuidados de Saúde Primários na Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes da ULSBA.