Luísa Amaro apresenta ‘Mar Magalhães’ no Museu do Oriente

Numa homenagem ao navegador português que concretizou a primeira viagem de circum-navegação, Luísa Amaro compôs ‘Mar Magalhães’, o seu novo álbum de guitarra portuguesa que apresenta ao vivo no Museu do Oriente, no dia 28 de setembro, às 21h00.

Luísa Amaro apresenta ‘Mar Magalhães’ no Museu do Oriente
Luísa Amaro apresenta ‘Mar Magalhães’ no Museu do Oriente. Foto: Rosa Pinto

“Tocar é a minha forma de ‘dialogar’ com o mundo: aliás, a música tem de ser um meio de contar histórias. É desta forma que surge mais uma viagem, neste caso em homenagem ao feito de Fernão de Magalhães, onde cada música, cada elemento se dirige a alguém que se reconheça neste ambiente e nesta paleta de cores e de sons tão diversos”, afirmou a artista Luísa Amaro a propósito do seu mais recente trabalho.

Em palco, a guitarrista e compositora faz-se acompanhar pelos músicos Gonçalo Lopes, (clarinete baixo), Paulo Sérgio (piano), Heloisa Monteiro (guitarra clássica), Leonor Padinha (voz) e João Mota (cavaquinho).

Luísa Amaro é a primeira mulher guitarrista profissional de guitarra portuguesa. A primeira a compor para este instrumento e a apresentar-se como concertista. Luísa Amaro estudou guitarra no Conservatório Nacional de Lisboa e prosseguiu estudos em Barcelona, com a guitarrista argentina Maria Luisa Anido.

Em 1984, Luísa Amaro, começou a tocar com Carlos Paredes, que acompanhou por todo o mundo. Desde 1995 que a guitarrista se dedica, como autodidata mas também como compositora, ao estudo da guitarra portuguesa.

Desde 1996, como concertista a solo ou com outros instrumentos (nomeadamente clarinete baixo e piano), tem dado inúmeros concertos por todo o país e estrangeiro. A sua forma de compor traduz uma busca incessante de novas envolvências tímbricas e de um repertório diferente para um instrumento carregado de tradição simbólica ligada ao Fado. Como guitarrista e compositora, destacam-se os seguintes trabalhos: Canção para Carlos Paredes (2004), Meditherranios (2009) e Argvs (2014).

Concerto de Luísa Amaro – Mar Magalhães
28 de setembro às 21h00
Auditório do Museu do Oriente
Duração: 90’, sem intervalo
M/6 anos
Preço único: 15 €
Preço especial CD: 15 €