Luísa Amaro apresenta ‘Mar Magalhães’ no Museu do Oriente

Numa homenagem ao navegador português que concretizou a primeira viagem de circum-navegação, Luísa Amaro compôs ‘Mar Magalhães’, o seu novo álbum de guitarra portuguesa que apresenta ao vivo no Museu do Oriente, no dia 28 de setembro, às 21h00.

0
Luísa Amaro apresenta ‘Mar Magalhães’ no Museu do Oriente
Luísa Amaro apresenta ‘Mar Magalhães’ no Museu do Oriente. Foto: Rosa Pinto

“Tocar é a minha forma de ‘dialogar’ com o mundo: aliás, a música tem de ser um meio de contar histórias. É desta forma que surge mais uma viagem, neste caso em homenagem ao feito de Fernão de Magalhães, onde cada música, cada elemento se dirige a alguém que se reconheça neste ambiente e nesta paleta de cores e de sons tão diversos”, afirmou a artista Luísa Amaro a propósito do seu mais recente trabalho.

Em palco, a guitarrista e compositora faz-se acompanhar pelos músicos Gonçalo Lopes, (clarinete baixo), Paulo Sérgio (piano), Heloisa Monteiro (guitarra clássica), Leonor Padinha (voz) e João Mota (cavaquinho).

Luísa Amaro é a primeira mulher guitarrista profissional de guitarra portuguesa. A primeira a compor para este instrumento e a apresentar-se como concertista. Luísa Amaro estudou guitarra no Conservatório Nacional de Lisboa e prosseguiu estudos em Barcelona, com a guitarrista argentina Maria Luisa Anido.

Em 1984, Luísa Amaro, começou a tocar com Carlos Paredes, que acompanhou por todo o mundo. Desde 1995 que a guitarrista se dedica, como autodidata mas também como compositora, ao estudo da guitarra portuguesa.

Desde 1996, como concertista a solo ou com outros instrumentos (nomeadamente clarinete baixo e piano), tem dado inúmeros concertos por todo o país e estrangeiro. A sua forma de compor traduz uma busca incessante de novas envolvências tímbricas e de um repertório diferente para um instrumento carregado de tradição simbólica ligada ao Fado. Como guitarrista e compositora, destacam-se os seguintes trabalhos: Canção para Carlos Paredes (2004), Meditherranios (2009) e Argvs (2014).

Concerto de Luísa Amaro – Mar Magalhães
28 de setembro às 21h00
Auditório do Museu do Oriente
Duração: 90’, sem intervalo
M/6 anos
Preço único: 15 €
Preço especial CD: 15 €

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!