Luvas que reduzem tremores em doentes de Parkinson

Luvas para doentes de Parkinson permitem reduzir tremores, substituindo medicação e cirurgias ao cérebro. A luva deteta os tremores nas mãos e usa automaticamente a corrente elétrica para estimular os músculos das mãos para reduzir os tremores.

Luvas que reduzem tremores em doentes de Parkinson
Luvas que reduzem tremores em doentes de Parkinson © King Chulalongkorn Memorial Hospital

Luvas para doentes de Parkinson, desenvolvidas por médicos do King Chulalongkorn Memorial Hospital, Tailandia, são leves e fáceis de usar. As luvas podem reduzir automaticamente os tremores, permitindo que os pacientes com doença de Parkinson aproveitem a vida social e sem que sejam sujeitos aos efeitos colaterais da medicação e ao risco de uma cirurgia cerebral.

Tremores, lentidão, rigidez são sintomas percetíveis de pacientes com doença de Parkinson, especialmente os tremores nas mãos durante o repouso, que ocorrem em 70% dos pacientes. Os tremores incontroláveis ​​fazem com que os pacientes se sintam incapacitados e incapazes de desfrutar das suas rotinas diárias, exigindo um cuidador, o que diminui sua autoestima e cria o medo de estar em presença de outras pessoas.

O método atual de tratamento de Parkinson é a toma de um coquetel de medicamentos, que na maior parte das vezes não reduz os tremores de forma satisfatória. Os pacientes com tremores especialmente fortes podem precisar de cirurgia cerebral, que é uma opção sempre indesejável devido ao seu alto custo e aos muitos efeitos colaterais.

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Chulalongkorn, na Tailândia, liderada pelo Roongroj Bhidayasiri e Onanong Phokaewvarangkul, desenvolveu, desde 2014, um protótipo de “luvas de Parkinson redutoras de tremor”. As luvas, já estão protegidas por registo de patente, com a designação do dispositivo portátil de medição e redução de tremor usando estimulação elétrica muscular.

Têm vindo a ser publicados em revistas médicas internacionais muitos trabalhos de investigação que mostram a eficiência do dispositivo. A equipa conseguiu, agora, desenvolver as “luvas de Parkinson para redução de tremores de 5ª geração”, leves, fáceis de usar e eficazes.

“As luvas de redução de tremores de Parkinson são o primeiro dispositivo médico que pode ajudar a reduzir os tremores nas mãos de pacientes com doença de Parkinson através da estimulação elétrica automática dos músculos das mãos. Esperamos que isso ajude a reduzir os tremores dos pacientes sem ter que aumentar a dosagem dos medicamentos, desnecessariamente, e reduzir o risco de uma cirurgia cerebral”, descreveu Onanong Phokaewvarangkul.

“À medida que avançamos envelhecendo, o número de pacientes com doença de Parkinson irá aumentar. A nossa estimativa prevê um aumento, no futuro, de 2 a 3 vezes”, referiu Onanong Phokaewvarangkul.

O investigador acrescentou que o aumento de pacientes com doença de Parkinson afetará o status socioeconómico e os métodos de tratamento no sistema público de saúde do país. Se os pacientes com doença de Parkinson estiverem em idade produtiva, sua qualidade de vida e desempenho serão afetados, assim como a situação financeira das suas famílias.

Por outro lado, pacientes idosos com doença de Parkinson enfrentarão muitos outros problemas de saúde com a idade, incluindo falta de equilíbrio, dificuldade para caminhar e músculos rígidos. Outros problemas relacionados à saúde também podem ocorrer, como quedas, o que pode levar a lesões ou ossos partidos, levando-os a ficarem acamados. Tudo isso tem impacto nos métodos de tratamento, no orçamento e no bem-estar dos pacientes e familiares, bem como no sistema público de saúde do país.

Como funciona a luva

A equipa de investigação liderada por Onanong Phokaewvarangkul conseguiu desenvolver um protótipo do modelo de luvas de Parkinson que pode detetar os tremores nas mãos dos pacientes e usar automaticamente a corrente elétrica para estimular os músculos da mão para reduzir os tremores.

O investigador explicou que as luvas automáticas de redução de tremor de Parkinson operam combinando 2 sistemas, da seguinte forma:

Detetam e medem os tremores de Parkinson usando um acelerômetro e um giroscópio, que são altamente precisos e com baixo risco de erro. Os tremores de Parkinson medem entre 4 a 7 Hz.

Supressão de tremores com estimulação elétrica dos músculos da mão

Quando os sensores detetam tremores específicos do Parkinson, estes são transmitidos como sinal via Bluetooth ao estimulador muscular para libertar uma corrente elétrica de uma pequena bateria e reduzir os tremores. O estimulador muscular usa resistência, frequência e corrente elétrica padrão da fisioterapia, que são seguros para uso em pacientes.

Onanong explicou que um conjunto de luvas de Parkinson inclui 3 componentes principais:

1) uma luva com o estimulador muscular instalado,

2) um painel de controle para detetar tremores e libertar corrente elétrica

3) um telefone celular com um aplicativo para controlar o aparelho e armazenar os tremores e a estimulação. Os usos do dispositivo serão armazenados na memória do telefone ou de um computador com um programa para analisar detalhadamente os tremores. Todos os 3 componentes das luvas de Parkinson funcionarão automaticamente juntos, via Bluetooth.

Destaques das luvas de redução de tremor de Parkinson

De um protótipo de uma luva visivelmente grande, hoje as luvas de redução de tremor de Parkinson de 5ª geração são pequenas, leves e de aparência agradável, que se assemelha a uma tira de palma para as tornar menos parecidas com um dispositivo médico.

Para o investigador as vantagens das últimas luvas de Parkinson são as seguintes:

São seguras para detetar e reduzir os tremores nas mãos.

São leves e fáceis de usar.

O custo de produção é baixo em comparação com medicamentos e cirurgias.

As luvas são um tratamento alternativo que pode reduzir os efeitos colaterais do uso de vários medicamentos ou a necessidade de adicionar mais tratamentos para reduzir os tremores.

As luvas podem registar automaticamente os tremores do paciente, para serem enviados imediatamente via online a um médico, para avaliação regular do tratamento.

As luvas também podem ser usadas para reduzir tremores nas mãos devido a outras condições de saúde.

“O paciente precisa sempre usar a luva para estimular os músculos da mão através de corrente elétrica. Se o aparelho for desligado, os tremores voltarão. A maioria dos pacientes com doença de Parkinson geralmente apresenta outras anormalidades no movimento, como lentidão ou rigidez, forçando-os a tomar remédios para a doença de Parkinson.

No entanto, os tremores ocorrem apenas quando o paciente reage negativamente à medicação. Portanto, usar as luvas redutoras de tremores evitará que o paciente tenha que tomar mais medicamentos para controlar os tremores e arriscar-se a uma cirurgia no cérebro”, explicou Onanong.

Redução dos custos de produção/empreendedores

Embora os dispositivos para reduzir os tremores nas mãos dos pacientes com doença de Parkinson estejam disponíveis em vários países, podem ser considerados muito caros. Além disso, não há dispositivos semelhantes apoiados por investigações médicas, mas estas luvas de Parkinson são acompanhadas por investigações clínicas publicadas em revistas médicas internacionais.

A equipa de investigadores indicou estarem disponíveis para receber empreendedores interessados a ajudar a desenvolver o dispositivo para uma produção comercial, para que os pacientes com doença de Parkinson possam beneficiar melhor destes dispositivos médicos.