Luzes de Natal em Lisboa: um passeio pela baixa pombalina

Lisboa enfeita-se de luz e cor para o Natal. A Praça do Comércio com a sua grande “Árvore de Natal”, e as Avenidas, Ruas e Praças com as suas iluminações dão brilho a muita animação nesta quadra festiva.

Luzes de Natal em Lisboa, um passeio pela baixa pombalina
Luzes de Natal em Lisboa, um passeio pela baixa pombalina. Foto: © Rosa Pinto

A Praça do Comércio, em Lisboa, com a já habitual “Árvore de Natal”, e os edifícios governamentais devidamente iluminados, bem como as principais ruas da Baixa Pombalina, com iluminação colorida desenhando laços, ondas e estrelas, e onde alguns edifícios apresentam toda a fachada iluminada e enfeitada com os verdes e vermelhos tipos da quadra natalícia.

O Chiado, como um dos polos de comércio da baixa lisboeta, é uma das visitas obrigatórias quando se pretende ver as luzes de Natal da cidade de Lisboa. A “Árvore de Natal “ na fachada do edifício dos Armazéns do Chiado no início da Rua Garrett, a iluminação na Rua Nova do Almada, na Rua do Carmo, e na Rua Garrett até à Praça Luís de Camões.

A Praça D. Pedro IV (Rossio) as árvores com a sua iluminação dão cor e brilho ao pequeno mas animado mercado de Natal, como as doçarias e bebidas quentes. A “Árvore de Natal” é também aqui um ponto de atração para uma fotografia, tal como é a sempre bem conseguida e imponente iluminação do Teatro Nacional D. Maria II, e mesmo a fachada do edifício que faz esquina com a Calçada do Carmo e onde está instalada a loja “O Mundo fantástico da sardinha portuguesa”.

A Avenida da Liberdade, em toda a sua extensão, as luzes brancas pendentes nas árvores e as vermelhas dos carros em filas incessantes de um sobe e desce entre a Praça dos Restauradores e a Praça Marquês de Pombal criam à noite um ambiente visual de metrópole festiva e comercial com as várias lojas de marcas mundiais a darem o seu toque de requinte com os seus enfeites de luzes.

A Praça Marques de Pombal, ou Rotunda do Marquês, desempenha a confluência mas também a porta de entrada no coração da cidade, onde “Boas Festas” desenhadas com luzes nos indicam como a quadra festiva deve ser vivida e que a cidade deseja a todos os que nela habitam e a visitam.

Na baixa, na Praça do Município, a animação promete com a fachada do edifício da Câmara Municipal devidamente iluminada e um Mercado de Natal para as compras de momento.

As luzes de Natal nas artérias da cidade são sempre uma atração, um motivo para passeio em família.