Luzes de Natal em Lisboa: um passeio pela baixa pombalina

Lisboa enfeita-se de luz e cor para o Natal. A Praça do Comércio com a sua grande “Árvore de Natal”, e as Avenidas, Ruas e Praças com as suas iluminações dão brilho a muita animação nesta quadra festiva.

0
Luzes de Natal em Lisboa, um passeio pela baixa pombalina
Luzes de Natal em Lisboa, um passeio pela baixa pombalina. Foto: © Rosa Pinto

A Praça do Comércio, em Lisboa, com a já habitual “Árvore de Natal”, e os edifícios governamentais devidamente iluminados, bem como as principais ruas da Baixa Pombalina, com iluminação colorida desenhando laços, ondas e estrelas, e onde alguns edifícios apresentam toda a fachada iluminada e enfeitada com os verdes e vermelhos tipos da quadra natalícia.

O Chiado, como um dos polos de comércio da baixa lisboeta, é uma das visitas obrigatórias quando se pretende ver as luzes de Natal da cidade de Lisboa. A “Árvore de Natal “ na fachada do edifício dos Armazéns do Chiado no início da Rua Garrett, a iluminação na Rua Nova do Almada, na Rua do Carmo, e na Rua Garrett até à Praça Luís de Camões.

A Praça D. Pedro IV (Rossio) as árvores com a sua iluminação dão cor e brilho ao pequeno mas animado mercado de Natal, como as doçarias e bebidas quentes. A “Árvore de Natal” é também aqui um ponto de atração para uma fotografia, tal como é a sempre bem conseguida e imponente iluminação do Teatro Nacional D. Maria II, e mesmo a fachada do edifício que faz esquina com a Calçada do Carmo e onde está instalada a loja “O Mundo fantástico da sardinha portuguesa”.

A Avenida da Liberdade, em toda a sua extensão, as luzes brancas pendentes nas árvores e as vermelhas dos carros em filas incessantes de um sobe e desce entre a Praça dos Restauradores e a Praça Marquês de Pombal criam à noite um ambiente visual de metrópole festiva e comercial com as várias lojas de marcas mundiais a darem o seu toque de requinte com os seus enfeites de luzes.

A Praça Marques de Pombal, ou Rotunda do Marquês, desempenha a confluência mas também a porta de entrada no coração da cidade, onde “Boas Festas” desenhadas com luzes nos indicam como a quadra festiva deve ser vivida e que a cidade deseja a todos os que nela habitam e a visitam.

Na baixa, na Praça do Município, a animação promete com a fachada do edifício da Câmara Municipal devidamente iluminada e um Mercado de Natal para as compras de momento.

As luzes de Natal nas artérias da cidade são sempre uma atração, um motivo para passeio em família.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!