M.A.R. Mostra de Artes de Rua 2022 em Sines

Cerca de 100 artistas de 5 países europeus na 4ª edição da M.A.R. Mostra de Artes de Rua 2022. Dias 22, 23 e 24 de setembro, o teatro, o circo, a dança, a música e outras atividades vão ocupar as ruas de Sines.

M.A.R. Mostra de Artes de Rua 2022 em Sines
M.A.R. Mostra de Artes de Rua 2022 em Sines

A M.A.R. – Mostra de Artes de Rua regressa em 2022 a Sines com a sua 4.ª edição. A 22, 23 e 24 de setembro, as ruas e os espaços históricos e naturais de Sines vão ser o palco para os cerca de 100 artistas, oriundos da Bélgica, Espanha, Portugal, Reino Unido e Suíça.

Ao todo são 23 projetos artísticos que a M.A.R. 2022 vai apresentar ao longo dos três dias, e envolvem áreas como o teatro, o circo, a dança, a música, a performance, a instalação, workshops, projetos interativos e um espaço para crianças e famílias.

A 4ª edição da M.A.R. apresenta uma programação de cariz contemporâneo com o objetivo de estimular um novo olhar sobre a cidade e as populações que a habitam, numa afirmação e na crença de que a arte pensada para o espaço público cumpre um lugar fundamental na democratização ao seu acesso, pública, sustentável e acessível, um direito e uma afirmação de liberdade.

Nos dias 22 e 23 de setembro, destacam-se três peças de teatro, P-Acto Idiota, de Hermanas Picohueso, que vêm de Espanha, na quinta, 22, e A Voz Humana, do Teatro do Elétrico e Palaphita de Pia CRL, de Portugal, na sexta 23. No domingo 24, dia de encerramento da mostra, os destaques vão para a música com Surma e Farra Fanfarra, assim como para a companhia de circo-dança que chega do Reino Unido com o espetáculo Smashed, de Gandini Juggling. Mas a programação completa da M.A.R. 2022 será anunciada no início de setembro.

A M.A.R. – Mostra de Artes de Rua 2022 é um coprodução do Teatro do Mar com a Câmara Municipal de Sines e com o apoio da Direção Geral das Artes/Ministério da Cultura. A Mostra está integrada no projeto Programação Cultural em Rede – Alentejo Litoral, que tem como beneficiário líder a CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral e como beneficiários os Municípios de Sines, Alcácer do Sal, Grândola, Odemira e Santiago do Cacém. O projeto é cofinanciado no âmbito do programa operacional Alentejo 2020 / Portugal 2020, com fundos FEDER / União Europeia.