Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé e Vinhais unem-se na celebração dos 50 anos do 25 de Abril

Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé e Vinhais unem-se na celebração dos 50 anos do 25 de Abril
Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé e Vinhais unem-se na celebração dos 50 anos do 25 de Abril. Foto: DR

O 50.º aniversário do 25 de abril de 1974 é assinalado com um programa conjunto pelos municípios de Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé e Vinhais com eventos culturais, educacionais e recreativos. Eventos a realizar de uma forma itinerante nos três municípios durante uma semana, até à data da efeméride.

Para celebrar o marco histórico as três autarquias estabelecem em protocolo um trabalho em conjunto de iniciativas a realizar de 19 a 25 de abril. A Comissão Organizadora, composta por representantes dos municípios vai definir e programar as iniciativas.

“Pretende-se que exista uma cooperação entre diversos grupos culturais, universidades seniores e agrupamentos de escolas, para a criação e desenvolvimento de diferentes espetáculos. Será promovida uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos dos agrupamentos de escolas, a exibir de uma forma itinerante pelas localidades”, referiu Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, citado em comunicado.

Para o autarca a cooperação intermunicipal é uma forma de promover “a cidadania e os valores democráticos”, e que contribuirá também para o “enriquecimento cultural e social da região”, em torno da “preservação da memória” de um acontecimento marcante para a História de Portugal.

“É importante recuperar e debater o significado do 25 de Abril para a história moderna portuguesa, quer em contexto escolar quer comunitário, para estimular a reflexão, sobretudo sobre os valores democráticos”, concluiu Benjamim Rodrigues.