Macedo de Cavaleiros vai ter 20 novos sapadores bombeiros florestais

Novos sapadores bombeiros florestais podem vir a tornar Macedo de Cavaleiros num centro importante de recursos no âmbito da proteção e Conservação da Natureza e das Florestas. Aberto o recrutamento de 20 novos jovens sapadores bombeiros florestais.

Macedo de Cavaleiros vai ter 20 novos sapadores bombeiros florestais
Macedo de Cavaleiros vai ter 20 novos sapadores bombeiros florestais. Foto: DR

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) está a recrutar 125 sapadores bombeiros florestais. Para Macedo de Cavaleiros estão destinados 20 deste recrutamento. Uma medida que é considerada importante, nomeadamente para afixação de mais jovens no interior.

O Município de Macedo de Cavaleiros vê assim reforçada a centralidade que ocupa no sistema de proteção civil na região transmontana, com a admissão prevista dos 20 sapadores bombeiros florestais.

Uma condição no recrutamento é a idade para uma carreira “atrativa, quer no patamar da remuneração como no da estabilidade profissional”, frisou o presidente da autarquia macedense, Benjamim Rodrigues, já que está limitado a jovens mulheres e homens dos 18 aos 25 anos de idade, com o 12.º ano de escolaridade, que deverão ficar a residir na localidade de exercício das funções profissionais.

O procedimento concursal já publicado em Diário da República, na última quinta-feira, 11 de janeiro, manter-se-á aberto a candidaturas durante 10 dias úteis.

“O corpo de sapadores bombeiros florestais a instalar em Macedo, em benefício de toda a região, representa um reforço do dispositivo de proteção civil atualmente existente e surge no seguimento da estratégia que está a emprestar uma renovada centralidade neste domínio ao nosso município. Acima de tudo, servirá para aumentar os níveis de prontidão e de capacidade de resposta, o que permitirá, por sua vez, aumentar índices de eficiência e integração de todo o sistema disponível para (cor)responder na proteção e socorro das pessoas e bens”, sublinhou Benjamim Rodrigues.

Além dos 20 postos de trabalho em Macedo de Cavaleiros serão criados mais 14 em Portalegre, 13 na Guarda e outros tantos em Proença-a-Nova, nove em Olhão, oito em Ponte de Lima e igual número em Viseu, sete em Alcácer do Sal e também em Santarém, seis em Águeda e igualmente em Arganil e Marinha Grande, cinco em Vila Pouca de Aguiar e, por último, três em Cabeceiras de Basto.

Os futuros profissionais ficarão na dependência do Comando Nacional do ICNF, constituirão uma força de sapadores bombeiros florestais, como a recentemente projetada para as missões internacionais de apoio aos incêndios florestais no Chile e no Canadá. Uma força que estará vocacionada para combater diretamente os fogos e empreender ações de prevenção estrutural.