Maior unidade Industrial de ímanes de terras raras da Europa é inaugurada na Estónia

Maior unidade Industrial de ímanes de terras raras da Europa é inaugurada na Estónia
Maior unidade Industrial de ímanes de terras raras da Europa é inaugurada na Estónia

A maior Unidade Industrial de ímanes de terras raras, na Europa, foi inaugurada em Narva, na Estónia. A unidade industrial, financiada pela União Europeia (UE), produzirá ímanes permanentes de terras raras para utilização em sectores económicos importantes, como veículos elétricos, turbinas eólicas e microelectrónica.

Atualmente, mais de 90% dos ímanes importados para a UE são provenientes da China. Assim, a nova unidade industrial aumentará significativamente a autonomia estratégica e a competitividade da Europa, que são cruciais para a transição industrial e limpa.

A inauguração da unidade industrial de ímanes é um exemplo perfeito de como a Política de Coesão pode fazer uma diferença real para uma região e para os seus cidadãos, criando novos empregos e impulsionando a economia. Mas não só: este projeto financiado pela UE também contribuirá para aumentar a competitividade de toda a UE. Mostra mais uma vez como a Política de Coesão é uma política vantajosa para todos os europeus”, afirmou Raffaele Fitto, Vice-Presidente Executivo da Comissão Europeia para a Coesão e Reformas.

A Unidade Industrial foi construída com o apoio de 14,5 milhões de euros do Fundo europeua para uma Transição Justa. Esta Unidade terá um impacto positivo significativo na economia da Estónia, em particular de Narva, com a criação até 1.000 empregos e ao atrair talentos de todo o mundo.

Esta nova Unidade aumentará significativamente a capacidade industrial e a autonomia estratégica da Europa em ímanes de terras raras. Uma Unidade que aumentará a resiliência da região e contribuirá para a sua transição da extração de xisto betuminoso, uma atividade económica baseada em combustíveis fósseis da qual a região dependia no passado.