
Mais de 40 mil jovens de 18 anos selecionados nos últimos prémios DiscoverEU da Comissão Europeia vão poder fazer uma viagem de comboio gratuita por toda a Europa. Os jovens, para além do passe de viagem, vão poder beneficiar de um cartão de desconto, que oferece milhares de reduções em atividades culturais, alojamento, transportes locais, alimentação e outros serviços.
A DiscoverEU contribui também para a Bússola da Cultura para a Europa ao promover Rotas Culturais DiscoverEU, uma coleção de destinos europeus cuidadosamente selecionados para os fãs de cinema, moda, gastronomia, arte e muito mais. Do programa fazem parte sessões de informação antes do início da viagem e encontros DiscoverEU. Um dos encontros será organizado em julho, em Lyon, na França, no contexto da Semana Europeia da Juventude de 2026, e que se centrará na solidariedade e na equidade. Um encontro que reunirá mais de 200 jovens de toda a Europa.
A iniciativa DiscoverEU faz parte do programa Erasmus+ que promove a mobilidade dos jovens, viagens respeitadoras do ambiente, intercâmbio cultural e a unidade europeia. A edição de 2026 irá celebrar os 40 anos de viagens pela Europa sem fronteiras, na sequência do Acordo de Schengen.
“O DiscoverEU dá a milhares de jovens europeus a oportunidade de explorar o nosso continente, conhecer novas pessoas e experimentar o valor da livre circulação em primeira mão. Esta edição especial do 40º aniversário de Schengen recorda que a mobilidade é um direito que prezamos; uma pedra angular da nossa identidade europeia comum”, declarou Glenn Micallef, Comissário responsável pela Equidade Intergeracional, Juventude, Cultura e Desporto.
Os prémios DiscoverEU foram, nesta edição, abertos a pessoas nascidas entre 1 de janeiro de 2007 e 31 de dezembro de 2007, tanto dos Estados-Membros da UE como dos países associados ao Erasmus+, como a Islândia, Listenstaine, Noruega, Macedónia do Norte, Sérvia e Turquia), e atraíram 246 782 candidaturas.
Dados da Comissão Europeia indicam que desde 2018, mais de 1,9 milhões de jovens apresentaram candidaturas a 431 931 passes de viagem. Nas candidaturas há um regime especial que assegura o acesso dos jovens provenientes de ilhas, regiões ultraperiféricas ou zonas remotas.













