Mais de dois mil médicos especialistas podem ser formados em 2023

Número de vagas para formação de médicos especialistas, em 2023, atinge as 2054. A especialidade de Medicina Geral e Familiar é a que tem maior número, com 574, e a especialidade de Anestesiologia com 85 vagas.

Mais de dois mil médicos especialistas podem ser formados em 2023
Mais de dois mil médicos especialistas podem ser formados em 2023. Foto: Rosa Pinto

Para 2023 foram disponibilizadas 2054 vagas para formação médica especializada. Um número que é superior em 115 das disponíveis em 2022, quando foram abertas 1939 vagas. O número de vagas em 2023 é o maior até agora propiciado aos médicos.

O Ministério da Saúde (MS) indica que se trata de um compromisso em conjunto com outras instituições envolvidas na formação de médicos especialistas com o objetivo de reforçar os recursos humanos especializados no Serviço Nacional de Saúde (SNS), e deste forma oferecer aos cidadãos cuidados de saúde de qualidade.

De entre as vagas destaca-se a disponibilidade para formar 574 especialistas, mais 53 vagas que em 2022, em Medicina Geral e Familiar, atualmente uma área muito carenciada. Destes destaca-se a abertura de 200 vagas para formar futuros médicos de família na região de Lisboa e Vale do Tejo, mais 24 do que no último concurso de acesso ao internato médico e também o maior número de sempre na região.

O MS lembra que no concurso deste ano, destinado aos internos, o aumento do número de vagas é significativo em diversas especialidades, e que já estão identificadas as necessidades para aumentar, no futuro, novas vagas face às necessidades do SNS.

A especialidade de Anestesiologia tem afetas 85 vagas, o que corresponde a um aumento de 5 vagas face a 2022, a especialidade de Ginecologia/Obstetrícia conta com 54 vagas, mais 6, que no ano anterior o que torna no maior número de vagas desde 2010. Para especialistas em Medicina Intensiva estão disponíveis 70 vagas e para Radiologia 38 vagas.

Para o concurso de 2023, há um total de 2.343 médicos inscritos, em que 1.819 são pela primeira vez candidatos, por estarem a terminar o ano de formação geral, o que significa que existem vagas para todos os médicos que se formaram recentemente no país.

O MS esclarece que o mapa de vagas foi um trabalho que envolveu a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), e a cooperação da Ordem dos Médicos. Um trabalho que o Ministério da Saúde pretende intensificar para instituir uma cultura de planeamento e previsibilidade, alinhando a formação de médicos especialistas com a necessidade do país nas diferentes especialidades.