Major-General Henrique Castanheira Macedo é o novo presidente da idD

Plataforma das Indústrias de Defesa – idD tem um novo presidente do Conselho de Administração. O Major-General Henrique Castanheira Macedo foi indigitado para o cargo pelo Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes.

Major-General Henrique Castanheira Macedo
Major-General Henrique Castanheira Macedo. Foto: DR

O Major-General Henrique Castanheira Macedo assumiu hoje funções de presidente do Conselho de Administração da idD, Plataforma das Indústrias de Defesa, após nomeação pela Empordef, por indigitação do Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes.

A Plataforma das Indústrias de Defesa – idD foi criada em 2014 e é responsável pela implementação de uma estratégia nacional para promoção externa da Base Tecnológica e Industrial de Defesa. A Empordef, SGPS, SA é a holding das indústrias de defesa portuguesas que faz a gestão de participações sociais detidas pelo Estado em sociedades ligadas direta ou indiretamente às atividades de defesa.

Henrique Castanheira Macedo desempenhava o cargo de subdiretor da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN), desde 13 de janeiro de 2015. “No exercício desse cargo foi responsável pela conceção e desenvolvimento de políticas de recursos humanos, requisição de armamento e equipamento, gestão de património e infraestruturas.”

O Major-General participou no planeamento de defesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e da União Europeia, nomeadamente ao nível da gestão de armamento nas diferentes fases do seu ciclo de vida.

Durante o exercício do cargo de subdiretor da DGRDN coordenou ação da candidatura nacional ao consórcio europeu Space Surveillance and Tracking da Comissão Europeia, a realização do Dia das Indústrias de Defesa na Support and Procurement Agency (NSPA)/OTAN, a organização do Diálogo das Indústrias de Defesa Portugal-Brasil, a adesão de Portugal à parceria de desmilitarização, desmantelamento, alienação de equipamentos e sistemas de armas e a coordenação do grupo de trabalho para a criação de uma Cyber Academy and Innovation Hub.

O Major-General possui “uma longa e relevante experiência profissional em diversos cargos no âmbito nacional e internacional”, é formado em Ciências Socio-Militares, Engenharia Eletrónica e de Computadores, e combina o planeamento estratégico, a definição de políticas, o planeamento e programação militar no domínio dos recursos humanos e materiais.”

Para o exercício do cargo a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) emitiu parecer favorável, tendo feito “uma apreciação muito positiva.”