Mar chega à Rua Conde São Salvador, em Matosinhos

Projeto de arte urbana na zona da restauração de Matosinhos levou hoje o 'Mar' à Rua Conde São Salvador. Agora o mar de arte não só vai tornar o transito mais suave como abrir o apetite para um mergulho nos restaurantes na zona.

‘Mar’ chega à Rua Conde São Salvador, em Matosinhos
‘Mar’ chega à Rua Conde São Salvador, em Matosinhos. Foto: DR

Depois das ruas Gago Coutinho, 1º de Dezembro e do Godinho, hoje foi a vez da Rua Conde São Salvador, em Matosinhos, ser o palco da iniciativa “Se esta rua fosse mar”, um projeto de arte urbana cuja tela é o próprio piso. Neste caso, das quatro ruas da zona da restauração de Matosinhos, nos espaços compreendidos entre a Avenida Serpa Pinto e a Rua Heróis de França.

O projeto resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos, a Escola Secundária Augusto Gomes, a Idiot Mag e o Coletivo RUA. “Se Esta Rua Fosse Mar” pretende reduzir e velocidade da circulação automóvel naquela zona e induzir modos de circulação mais sustentáveis, contribuindo também para aumentar a atratividade da principal sala de refeições da região.

Os artistas utilizam elementos característicos da cultura piscatória e marítima de Matosinhos para “procurar conciliar a arte urbana, a segurança rodoviária e a mobilidade sustentável na cidade, nomeadamente num conjunto de artérias onde a velocidade máxima de circulação é de 30 km/h”

Esta arte ao nível do solo tem como objetivo compatibilizar o trânsito automóvel com a principal atividade económica da zona. “O projeto procurara, assim, beneficiar os modos suaves de circulação, nomeadamente o pedonal e o uso da bicicleta, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida urbana.”