Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente esteve todos os dias nas notícias

Estudo da Cision indica que Marcelo Rebelo de Sousa enquanto Presidente da Republica foi todos os dias citado em notícias. As televisões dedicaram-lhe mais de mil horas, as rádios mais de 200 horas e o número de artigos passou os 118 mil.

Presidente da República visita a Sisab
Presidente da República visita a Sisab. Foto: TV Europa

Desde a tomada de posse até hoje, o Chefe de Estado esteve todos os dias em notícias dos diferentes órgãos de comunicação social portugueses. De acordo com o estudo da Cision, durante o último ano foram editadas 118.247 notícias com referências ao Presidente de Republica.

A televisão dedicou a Marcelo Rebelo de Sousa, no primeiro ano de mandato, como Presidente da Republica, um total de cerca de 1.060 horas de emissão, o que corresponde a mais de 44 dias. A rádio foi mais modesta com as emissoras a dedicarem mais de 208 horas.

Na imprensa o Presidente foi mencionado num total de 18.342 artigos, e todos os dias durante o ano de mandato, esteve presente nas páginas dos jornais e revistas portuguesas. O estudo indica que na televisão, o Presidente não surgiu no ecrã apenas em sete dias, e na rádio, a sua voz não foi ouvida em 37 dias.

Na Internet a presença de Marcelo Rebelo de Sousa foi uma constante. Só em Portugal, foram publicadas 52.280 peças informativas em que o seu nome foi mencionado. No estrangeiro, nos sites noticiosos internacionais monitorizados pela Cision, foram detetados 19.733 com referências ao Chefe de Estado Português.

O estudo da Cision comparou as diferenças entre Marcelo Rebelo de Sousa e o seu antecessor, Aníbal Cavaco Silva, em relação ao primeiro ano de mandato, no caso de Marcelo, e em relação ao primeiro ano do segundo mandato, no caso de Cavaco Silva.

O estudo conclui que Cavaco Silva teve direito a pouco mais de 580 horas de emissão na televisão, ou seja, cerca de metade de Marcelo Rebelo de Sousa, e 138 horas na rádio.

Quando comparados na imprensa e nos meios online, a margem que separa os dois é menor, já que o nome de Cavaco Silva foi citado em 14.499 notícias publicadas em jornais e revistas e em 47.655 artigos na Internet.

Números recolhidos pela Cision referentes a Marcelo Rebelo de Sousa

Imprensa (Portugal) – 18.342 artigos
TV (Portugal) – 39.940 artigos
Rádio (Portugal) – 7.685 artigos
Internet (Portugal) – 52.280 artigos
Total (Portugal) – 118.247 artigos
Horas TV (Portugal) – 1.060 horas (44 dias e 3 horas)
Horas Rádio (Portugal) – 208 horas (8 dias e 15 horas)
Internacional – 19.733 artigos