O Parlamento Europeu esteve hoje, 28 de junho, representado na marcha Budapest Pride que reuniu na capital da Hungria milhares de pessoas da comunidade LGBTQIA+. Para além do vice-presidente Nicolae Ștefănuță, que representou oficialmente o Parlamento Europeu na Marcha do Orgulho de Budapeste, também participaram muitos eurodeputados de vários grupos políticos.
Em comunicado do Parlamento Europeu é indicado que “diversidade e não discriminação são valores fundamentais para o Parlamento Europeu, consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. O Parlamento Europeu tem-se manifestado repetidamente contra o retrocesso dos valores europeus na Hungria, mais recentemente em sua resolução de 18 de junho de 2025, na qual os eurodeputados expressaram sua preocupação com as medidas discriminatórias introduzidas em alguns Estados-membros sob o pretexto de combater a “propaganda LGBTQIA+”.”
Em Budapeste, no final da marcha, o vice-presidente do Parlamento Europeu, Nicolae Ștefănuță afirmou: “Não se trata apenas de Budapeste. Trata-se de todos nós, de que tipo de Europa escolhemos construir e proteger. Porque quando a vossa expressão pacífica é punida, quando a diversidade é tratada e encarada como um perigo, todos perdemos algo. É por isso que o Parlamento Europeu está convosco. Porque a nossa União assenta na liberdade, na dignidade e na igualdade de direitos para todos – independentemente de quem sejam ou de quem amem. Tendes o direito de aparecer. Tendes o direito de falar. Tendes o direito de viver aberta e orgulhosamente, sem medo.”
A marcha do Orgulho de Budapeste tinha sido proibida pelas autoridades locais, no entanto, a mesma veio a realizar-se.