Maria Paula Marques nomeada para Comité Científico Consultivo da European Spallation Source

Primeira portuguesa nomeada para o Comité Científico Consultivo da European Spallation Source é professora na Universidade de Coimbra. Maria Paula Marques vai integrar comissão de cientistas de excelência em técnicas de dispersão de neutrões.

Maria Paula Marques nomeada para Comité Científico Consultivo da European Spallation Source
Maria Paula Marques nomeada para Comité Científico Consultivo da European Spallation Source. Foto: DR

A professora do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Maria Paula Marques, é a primeira portuguesa nomeada para o Scientific Advisory Committee da European Spallation Source (ESS).

O laboratório está a ser construído em Lund, Suécia, para atualizar e complementar as instalações de neutrões existentes e onde os investigadores de todo o mundo irão trabalhar nas mais diversas áreas de estudo.

“Sendo o Scientific Advisory Comitte da European Spallation Source uma comissão composta por cientistas experientes e de reconhecida competência nas técnicas de dispersão de neutrões, sinto-me honrada por este convite, e entusiasmada por poder dar o meu pequeno contributo para o estabelecimento de uma instituição de vanguarda que será, certamente, um dos principais focos de investigação mundial nas próximas décadas, da qual emanarão resultados com elevado impacto na sociedade”, referiu Maria Paula Marques, citada em comunicado pela Universidade de Coimbra (UC).

A professora, refere que a ESS é uma infraestrutura pan-europeia de excelência na área das técnicas espectroscópicas e de difração, utilizando um feixe de neutrões, que são atualmente usadas por cerca de 6.000 investigadores em toda a Europa.

O Scientific Advisory Committee da ESS, para o qual foi nomeada a docente da FCTUC, tem como objetivo a otimização dos novos instrumentos e dos laboratórios disponíveis aos futuros utilizadores, permitindo que a ESS possa ser um laboratório de ponta a nível mundial nesta área do conhecimento/investigação científica, esclarece a UC.

Para Maria Paula Marques esta nomeação é importante e tem todo interesse para a Universidade de Coimbra e FCTUC, mas também para Portugal, por “estarem representados neste tipo de infraestruturas internacionais, de modo a fortalecer a investigação que aqui se faz e “abrir portas” para que os cientistas portugueses, das mais diversas áreas, tenham acesso a estes laboratórios pan-europeus. Com mais razão ainda já que Portugal não faz parte do European Research Infrastructure Consortium (ERIC), consórcio fundador da ESS que junta treze países da Europa. À data, sou a única representante portuguesa no Scientific Advisory Committee da ESS”.

A UC esclarece no comunicado que “a abertura do novo laboratório europeu está prevista para 2025 e permitirá a utilização generalizada de investigadores de todo o mundo”.