Autoridade Marítima e Força Aérea fazem resgates médicos no último dia do ano

Passageiro de 85 anos do “SAGA PEARL II” foi evacuado pela Força Aérea Portuguesa e transportado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Da ilha da Armona, em Olhão, foi evacuada pela Autoridade Marítima jovem de 24 anos que deu entrada no Hospital de Faro.

Autoridade Marítima e Força Aérea fazem resgates médicos no último dia do ano.
Autoridade Marítima e Força Aérea fazem resgates médicos no último dia do ano. Foto: Marinha/arquivo

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) recebeu hoje informação de duas ocorrências que resultaram no resgate médico de um passageiro do navio “SAGA PEARL II”, e de uma jovem que se encontrava com convulsões na Ilha da Armona, em Olhão.

O MRCC Lisboa recebeu, cerca das 10h55, uma chamada do SAGA PEARL II”, que navegava a 170 milhas de Lisboa, a solicitar uma evacuação de “um passageiro do sexo masculino, de 85 anos de idade e nacionalidade inglesa, com suspeita de enfarte do miocárdio”. A Marinha contactou, de imediato, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-Mar) que confirmou a necessidade urgente de desembarque do passageiro.

O Centro Coordenador de Busca e Salvamento de Lisboa (RCC Lisboa) empenhou duas aeronaves da Força Aérea Portuguesa (FAP), um C295 e um helicóptero EH101 da Base Aérea do Montijo, e o passageiro foi transportado por helicóptero para o Aeródromo de Trânsito N.º 1, tendo aterrado cerca das 16h50. O paciente foi conduzido para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Às 13h35 de hoje, o MRCC Lisboa recebeu chamada CODU-Mar a solicitar evacuação por via marítima de jovem de 24 anos, com convulsões da Ilha da Armona. Em seguida o capitão do porto de Olhão empenhou os meios da Estação de Salva Vidas de Olhão e a jovem chegou a Olhão por volta das 14h25, a bordo da lancha SR-37. A jovem foi transportada para o Hospital de Faro em ambulância dos Bombeiros de Olhão.