Marinha e Força Aérea salva tripulante do veleiro The Sea Spirit

Veleiro The Sea Spirit, de bandeira Portuguesa, a navegar a 203 quilómetros a Oeste de Lisboa, naufragou e afundou. Um alerta às 5h17, de hoje, levou a Marinha a coordenar com a Força Aérea uma missão de resgate do tripulante, que decorreu com sucesso.

Marinha e Força Aérea salva tripulante do veleiro The Sea Spirit
Marinha e Força Aérea salva tripulante do veleiro The Sea Spirit. Foto: Marinha/arquivo

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) recebeu um alerta, às 5h17 de hoje, do veleiro The Sea Spirit, de bandeira Portuguesa, a navegar a 203 quilómetros a Oeste de Lisboa.

A Marinha, através do MRCC Lisboa, em articulação com a Força Aérea Portuguesa (FAP), coordenou uma operação de resgate do tripulante de 54 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, do sexo masculino, que se encontrava a bordo.

Para o resgate do tripulante do veleiro que, indicou a Marinha, “tinha deixado entrar água durante a noite” foi “de imediato empenhado um helicóptero (EH-101) da FAP, a embarcação de pesca Parma que se encontrava a 50 milhas náuticas e ativada a corveta João Roby.”

“O náufrago foi resgatado pelo EH-101 da FAP e encaminhado para base aérea do Montijo, dispensando os cuidados médicos”, tendo “o veleiro, com 12 metros de comprimento, afundado.”

A Marinha esclareceu que “o tripulante ao abandonar o veleiro, envergava o colete salva vidas, tinha consigo os sinais luminosos e GPS portátil e manteve-se sempre contactável, o que permitiu ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento o contacto permanente com o náufrago e sinalizar a sua posição na balsa salva vidas para os meios empenhados.”