Marinha estabelece base permanente nas ilhas Selvagens

Ilhas Selvagens passam a dispor, de forma permanente, de elementos da Autoridade Marítima Nacional, que vão afirmar a autoridade de Portugal nas Ilhas e desempenhar funções de apoio, vigilância e fiscalização.

Uma equipa de 20 militares e militarizados da Autoridade Marítima Nacional e da Marinha procederam à beneficiação geral da Estação de Apoio da Reserva Natural das Ilhas Selvagens, bem como à instalação de novos painéis solares, novas baterias, um gerador e um dessalinizador, para permitir água potável em permanência.

Para além da criação de condições de habitabilidade nas ilhas, foi instalado um radar do Sistema Costa Segura, e respetivo sistema de alimentação, e procedeu-se à instalação de novas capacidades para amarração dos meios náuticos.

Marinha estabelece base permanente nas ilhas Selvagens.
Marinha estabelece base permanente nas ilhas Selvagens. Foto: © DR

A partir de 22 de agosto, uma equipa de dois elementos da Policia Marítima, do Comando Local da Polícia Marítima do Funchal, vai manter presença permanente nas Ilhas Selvagens.

A equipa permanente nas ilhas vai permitir garantir o eficaz exercício da autoridade do Estado, “nomeadamente em matéria de vigilância, fiscalização, segurança da navegação e ainda apoiar a relevante ação desenvolvida na proteção e preservação do meio marinho e das pessoas e bens”, indica a Marinha.

Nos trabalhos de criação das condições para instalação da equipa em permanência nas ilhas Selvagens, estiveram envolvidos, para além da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional, os Vigilantes da Natureza do Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza e a Força Aérea, com o empenhamento de um EH-101 de apoio logístico. Na operação logística aos trabalhos, a Marinha manteve no local o NRP Cacine, o NRP Andrómeda, um médico e um enfermeiro.