Marinha interceta embarcação com 18 migrantes ilegais ao largo de Lampedusa

Navio patrulha da Marinha, ‘Viana do Castelo’, em missão no Mediterrânio ao serviço da Agência Europeia FRONTEX, detetou e intercetou embarcação de migrantes. Os migrantes não obedeceram à ordem para parar, levando à intervenção de fuzileiros.

NRP Viana do Castelo deteta embarcação com migrantes ilegais
NRP Viana do Castelo deteta embarcação com migrantes ilegais. Foto: Marinha

O navio patrulha oceânico da Marinha, o NRP Viana do Castelo, detetou e intercetou ontem, 14 de outubro, embarcação de madeira sobrelotada com 18 migrantes tunisinos, todos homens, a navegar em direção à costa de Lampedusa, referiu a Marinha em comunicado.

Os migrantes não obedeceram à ordem para parar a embarcação, dada pelo NRP Viana do Castelo, que se encontra ao serviço da Agência Europeia FRONTEX, obrigando o navio português da Marinha a acompanha-los até ao mar territorial italiano.

No mar territorial italiano, e a pedido das autoridades italianas, equipa de fuzileiros portugueses procedeu à interceção da embarcação em apoio a uma embarcação da Guarda Costeira italiana, que também se dirigiu para o local onde navegava a embarcação, tendo a recolha dos 18 migrantes sido posteriormente efetuada pela Guarda Costeira italiana.

Fuzileiros intercetam embarcação de migrantes ilegais
Fuzileiros intercetam embarcação de migrantes ilegais. Foto: Marinha

O NRP Viana do Castelo encontra-se em missão de apoio à vigilância de fronteiras externas marítimas no Mediterrâneo central, ao serviço da Agência Europeia FRONTEX. A bordo seguem dois inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), um elemento da Guarda Costeira italiana e um elemento da Guardia di Finanza.

O navio da Marinha que navega ao largo de Lampedusa, desde a passada sexta-feira, em missão que se prolonga até 9 de novembro, está também preparado para efetuar salvamentos em massa de migrantes provenientes da costa norte de África.