Marinha possui primeiro centro militar certificado de emergência em combate

Primeiro centro militar em Portugal credenciado como centro de Formação em Tactical Combat Casualty Care pertence à Marinha. O centro dispõe de 12 instrutores em formação NATO.

Marinha possui primeiro centro militar certificado de emergência em combate
Marinha possui primeiro centro militar certificado de emergência em combate. Foto: Marinha

A partir de hoje a Marinha passou a ter o primeiro centro militar em Portugal credenciado como centro de Formação em Tactical Combat Casualty Care. A formação é reconhecida internacionalmente, e é um requisito fundamental indicado pela NATO para todos os operacionais, colocados nos Teatros de Operações.

​​​​​A Marinha indicou que a “cerimónia de certificação realizou-se hoje, na Escola de Tecnologias Navais, e contou com a presença de várias entidades, nomeadamente do inspetor da NATO Alan O’Brien que certificou o curso e o centro.”

O centro conta com 12 instrutores que estão atualmente a “ser formados como instrutores NATO, são médicos navais, enfermeiros militares, fuzileiros do Destacamento de Ações Especiais e mergulhadores sapadores.”

Em formação estão 20 formandos, em que 16 são da Marinha, dois são comandos do Exército e dois são militares da Força Aérea.

A Marinha indicou que “as técnicas ensinadas neste curso, salvam vidas, através de procedimentos de suporte básico de vida que têm que ser aplicados mesmo em situação de combate.”