Marinha vigiou esquadra naval russa em trânsito por águas nacionais

Esquadra naval russa, composta por porta-aviões e cinco navios, em trânsito de Gibraltar para o Báltico, foi acompanhada durante o fim-de-semana, de 20 a 22 de janeiro, por quatro navios da Marinha, enquanto navegava em águas nacionais.

Marinha vigiou esquadra naval russa em trânsito por águas nacionais
Marinha vigiou esquadra naval russa em trânsito por águas nacionais. Foto: © Marinha

Uma força aeronaval russa composta por seis navios: o porta-aviões ‘Almirante Kuznetsov’, o cruzador ‘Pyotr Velikiy’, o contra-torpedeiro ‘Alexander Shabalin’, os reabastecedores ‘Lena’ e ‘Sergey Osipov’ e o rebocador ‘Nicolay Chiker’, proveniente do Mediterrâneo Oriental e da Síria, e em trânsito de Gibraltar para o Báltico, entrou nas águas nacionais às 19H00 de 20 de janeiro (sexta-feira), divulgou a Marinha.

A partir da entrada da esquadra russa na Zona Económica Exclusiva (ZEE) portuguesa, a Marinha acompanhou os vasos russos com duas lanchas de fiscalização baseadas no Algarve e com o navio patrulha oceânico ‘Figueira da Foz’.

Posteriormente, na costa ocidental a fragata ‘Bartolomeu Dias’ passou também acompanhar a frota russa até à saída da ZEE portuguesa, no limite Norte da fronteira.

A missão de vigilância da Marinha portuguesa terminou às 22H00 de 22 de janeiro (domingo), após os navios da esquadra russa terem saído das águas de jurisdição portuguesa, passando a ser seguidos e monitorizados por navios das marinhas aliadas, da NATO, indicou a Marinha.