Mário Centeno eleito presidente do Eurogrupo

Ministros das finanças dos 19 Estados-Membros da zona euro elegeram, hoje, Mário Centeno, ministro das Finanças português para presidente do Eurogrupo. Mário Centeno toma posse do cargo no dia 13 de janeiro de 2018.

Mário Centeno, presidente eleito do Eurogrupo
Mário Centeno, presidente eleito do Eurogrupo, Foto: DR

O ministro das Finanças, Mário Centeno, foi eleito presidente do Eurogrupo, derrotando os colegas candidatos ao cargo da Eslováquia, da Letônia e do Luxemburgo. Mário Centeno assume o cargo, até agora ocupado por Jeroen Dijsselbloem, em 13 de janeiro de 2018.

No final da reunião do Eurogrupo, que elegeu o novo presidente, Jeroen Dijsselbloem referiu: “Mário Centeno emergiu como um candidato bem sucedido após duas rondas, ele agora tem o apoio unânime do Eurogrupo”

Sobre a eleição Mário Centeno referiu: “É uma honra ser o próximo presidente do Eurogrupo”, pelo que “gostaria de agradecer a todos os meus colegas do grupo, especialmente aqueles que estavam também presentes nesta corrida” ao cargo.

Mário Centeno acrescentou: “É uma honra por causa da relevância da qualidade de todos os meus colegas e da importância do trabalho que devemos realizar nos próximos dois anos.”

Em face dos diversos desafios que se colocam às economias na zona euro, Mário Centeno, referiu: “Temos uma única janela de tempo para preparar melhor nossas economias e as nossas sociedades. Estamos muito focados nisso e eu serei apenas o presidente do Eurogrupo porque o grande trabalho tem de ser feito por todos os Estados-Membros, pela Comissão, e por todas as instituições europeias, obviamente estou pronto para trabalhar com eles para formar consensos sobre o que, também, Jeroen nos deixou como uma herança.”