Matosinhos hasteia Bandeira Azul na Praia da Agudela

Matosinhos hasteia, dia 25 de junho, a primeira das treze Bandeiras Azuis das praias do concelho. O hastear da Bandeira Azul na Praia da Agudela assinala o início da época balnear de 2018. Uma época que conta com extenso programa de atividades lúdicas.

Matosinhos hasteia Bandeira Azul na Praia da Agudela
Matosinhos hasteia Bandeira Azul na Praia da Agudela. Foto: CC

A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, assinala na segunda-feira, 25 de junho, pelas 9h30, o início da época balnear, com o hastear da Bandeira Azul na Praia da Agudela, a primeira das 13 Bandeiras Azuis das Praias do concelho.

O Concelho de Matosinhos é em 2018 o terceiro do país com maior número de zonas balneares com Bandeira Azul. O símbolo de qualidade está nas praias de Angeiras Sul, Funtão, Pedras do Corgo, Agudela, Quebrada, Marreco, Memória, Cabo do Mundo, Aterro, Azul/Conchinha, Boa Nova/Senhora, Fuzelhas e Leça da Palmeira.

A Bandeira Azul é este ano dedicada ao tema “O mar que respiramos”, um ano para nos fazer lembrar que “50% do dióxido de carbono lançado na atmosfera é absorvido pelos oceanos, sendo 70% do oxigénio da Terra produzido pelo plâncton marinho.”

Os números relacionados com o papel das florestas marinhas leva a que todos possam refletir sobre como é “fundamental para a qualidade do ar que respiramos, sendo necessário promover ações de educação ambiental que garantam a conservação e proteção deste recurso.”

Ao longo de 2018, vão ser promovidos as praias de Matosinhos, com Bandeira Azul, jogos que para ensinar “a separar os resíduos, uma roleta ambiental dedicada ao mar e à atmosfera e expedições dunares que darão a conhecer as plantas do litoral.”

Para além dos jogos vai haver um extenso programa de atividades lúdicas durante o verão nas praias que ostentam este galardão ambiental da União Europeia.