MatosinhosHabit mostra 20 anos de obra em exposição no NorteShopping

Exposição no NorteShopping, de 16 a 22 de agosto, assinala vigésimo aniversário da Empresa Municipal de Habitação de Matosinhos, a MatosinhosHabit. “Passado, Presente e Futuro - 20 Anos MatosinhosHabit” tem a curadoria de Ana Sofia Cardoso

MatosinhosHabit mostra 20 anos de obra em exposição no NorteShopping
MatosinhosHabit mostra 20 anos de obra em exposição no NorteShopping. Foto: DR

A MatosinhosHabit, Empresa Municipal de Habitação de Matosinhos, assinala, em 2018, vinte anos ao serviço da habitação no concelho de Matosinhos. A empresa Municipal é atualmente responsável pela gestão dos 4.321 fogos sociais e tem com objetivo dar “resposta às questões essenciais da gestão deste parque habitacional, alicerçando a sua ação no direito constitucional à habitação e em valores essenciais como a responsabilidade social, a inovação e a proximidade.”

Para assinalar o aniversário e dar melhor a conhecer o trabalho desenvolvido na gestão do parque habitacional da Câmara Municipal de Matosinhos, vai estar na praça central do centro comercial NorteShopping, de 16 e 22 de agosto, a exposição “Passado, Presente e Futuro – 20 Anos MatosinhosHabit”.

A exposição oferece uma apresentação institucional da MatosinhosHabit, incluindo uma seleção dos conjuntos habitacionais desenvolvidos nestas duas décadas, iniciativas de carácter social levadas a cabo, projetos futuros e serviços oferecidos à população.

A “Passado, Presente e Futuro – 20 Anos MatosinhosHabit” tem a curadoria de Ana Sofia Cardoso, e conta com a colaboração institucional do NorteShopping e do ESAD IDEA, o centro de investigação em Design e Arte da ESAD, que é responsável pela conceção, design e produção da exposição.

Também este mês neste de agosto a MatosinhosHabit vai arrancar com obras de requalificação do Conjunto Habitacional de Cruz de Pau, num conjunto de seis edifícios construídos em 1963, que compõem um dos mais antigos núcleos de habitação social da cidade de Matosinhos.

A intervenção no bairro Cruz de Pau envolve um investimento de 2,7 milhões de euros e inclui obras de beneficiação no interior e dos edifícios, incluindo a substituição integral das redes de água, saneamento, eletricidade, telecomunicações e gás.

As obras, previstas para durarem dezoito meses, vão beneficiar 104 habitações (48 T2 e 56 T3) onde residem atualmente 237 pessoas. Assim, vai ser “melhorado o isolamento térmico dos edifícios com a colocação de capoto nas paredes exteriores e substituídas todas as caixilharias exteriores e interiores” e o interior dos apartamentos vai ser remodelado com a “colocação de novos pavimentos e a substituição integral das cozinhas e dos sanitários, e a pintura das casas.”