Nas eleições autárquicas de 2025 o CDS-PP apresenta Maurício Rodrigues como candidato à presidência da Câmara Municipal de Sintra. O nome do atual vereador da Câmara Municipal Sintra, jurista e figura profundamente enraizada no território e as comunidades do município, foi aprovado pelo plenário da concelhia do partido com 96% dos votos.
Maurício Rodrigues tem agora a missão e a responsabilidade de liderar a construção de um projeto político com raízes, valores, e um propósito de competência, rompendo com lógicas de coligação que é considerado desvirtuarem o debate local e esvaziarem a representatividade democrática. O CDS-PP em Sintra indica que assume o distanciamento de alianças que não respeitam a sua matriz, reafirmando a sua missão como voz ativa, construtiva e independente no concelho.
“Esta candidatura não nasce em reação, nasce por convicção. Sintra merece mais do que soluções improvisadas com candidatos sem qualquer ligação às nossas freguesias, às nossas gentes ou à realidade do concelho. Merece também libertar-se de um projeto pessoal que se arrasta há mais de 16 anos — ora sozinho, ora com partidos, ora com coligações de matriz indefinida — e que continua a repetir as mesmas mensagens, como se o concelho tivesse ficado parado no tempo. Sintra mudou profundamente. E exige hoje uma liderança com visão renovada, trabalho feito e verdadeiro compromisso com a terra. É tempo de devolver à política local o seu sentido de serviço público”, afirmou Maurício Rodrigues, citado em comunicado da concelhia do CDS-PP.
Maurício Rodrigues, tem 54 anos, é natural de Angola e residente em Sintra desde os seus 13 anos (1984), é licenciado em Direito pela Universidade Moderna de Lisboa, Pós-Graduado Direito Notarial e Registal pelo Centro de Estudos Notariais e Registais da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Conta ainda com uma Pós-Graduação em Direito do Património Cultural pelo Centro de Investigação Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, bem como é mestre em Direito Jurídico-Empresarial pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Com serviço militar por cerca de 10 anos, na Força Aérea Portuguesa foi louvado por duas vezes (1995 e 1999) e condecorado com a medalha de cobre de comportamento exemplar pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea em 28 de setembro de 1993.
Ao longo da sua vida construiu um percurso sólido no serviço público, na vida associativa, na constituição de empresas e associações, bem como na ação política local. Um profissional há mais de 25 anos no Instituto dos Registos e do Notariado – e formador por seis anos.
Maurício Rodrigues coassinou manuais técnicos da “Empresa na Hora” e da “Titulação e Certificação de Documentos”, iniciativas que marcaram a modernização dos serviços públicos em Portugal. Ao longo da sua carreira, participou ainda ativamente em dezenas de congressos e conferências de relevância nacional nas áreas do direito, registos, notariado, urbanismo e administração pública. É dirigente sindical nos setores dos Registos e Notariado há mais de uma década, cargo que se mantém aos dias de hoje.
O seu percurso político inclui a passagem pela Assembleia Municipal (2017-2021) e o atual exercício de funções como Vereador. Foi Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia de Algueirão-Mem Martins durante dois mandatos (2005-2013) e preside, desde 2004, à Comissão de Festas do Algueirão, um dos momentos culturais mais representativos do concelho. Entre 2009 e 2012, foi Diretor da Associação Empresarial de Sintra, o reforçou a sua proximidade ao tecido económico e comercial do município.
Exerceu também funções como Presidente do Lions Clube “Sintra Romântica” e assessor distrital de relações públicas, sendo, desde 2004, administrador da Fundação Casa de Santana de Pexiligais, uma IPSS com forte presença social no concelho, bem como é Presidente do conselho fiscal do “Lar e Centro de Dia de Algueirão Mem Martins”, desde 2009.
Para além disso, manteve durante mais de uma década uma ligação ao desporto nacional e local como Presidente do clube “Recreios Desportivos do Algueirão” por cerca de 10 anos e Vice-Presidente da Direção da Federação Portuguesa de Boxe entre 2012 e 2023, instituição que se mantém, até hoje, como Vice-Presidente da mesa da assembleia geral.
Com uma experiência que reforça a sua versatilidade e capacidade de gestão em contextos diversos e pilares de um município, ao longo dos anos, Maurício Rodrigues construiu pontes com o setor empresarial, associativo, cultural e desportivo, bem como na longevidade/envelhecimento, tornando-se uma figura respeitada e mobilizadora no concelho.
De acordo com o comunicado da concelhia serão revelados nas próximas semanas os pilares programáticos, o modelo de candidatura e a equipa que acompanha Maurício Rodrigues neste desafio. O programa, participado e aberto à sociedade civil, será construído com base nos valores da coesão territorial, ordenamento estratégico, sustentabilidade, ética pública e eficiência dos serviços municipais.
É ainda indicado que o CDS-PP apresentará listas próprias para todos os órgãos autárquicos de Sintra, com um compromisso firme: trabalhar com rigor, escutar os cidadãos e devolver à política local a confiança que ela merece pelo exemplo e competência.