Medicamentos genéricos e biossimilares em debate em Lisboa

Especialistas mundiais em medicamentos genéricos e biossimilares estão em Lisboa para debater as políticas e os desafios que se colocam no desenvolvimento deste tipo de medicamentos, aos quais recorrem mais de 50 milhões de europeus.

0
1
Partilhas
Medicamentos genéricos e biossimilares
Medicamentos genéricos e biossimilares. Foto: Rosa Pinto

Reúnem em Lisboa cerca de 350 especialistas mundiais em medicamentos genéricos e biossimilares na 23.ª conferência da Medicines for Europe e na 20.ª conferência da International Generic and Biosimilar Assotiation (IGBA).

As farmacêuticas associadas da Medicines for Europe cobrem as mais diversas áreas terapêuticas incluindo diabetes, cardiovascular, e cancro. Os medicamentos disponibilizados contribui para a sustentabilidade, para as gerações futuras, dos sistemas de saúde da Europa.

Em toda a Europa já existem 50 milhões de pessoas a tomar medicamentos genéricos para o controlo da pressão arterial e 20 milhões de doentes estão a ser tratados para a diabetes, também, com medicamentos genéricos.

Cerca de 56% do total de medicamentos consumidos na Europa são disponibilizados pelas farmacêuticas associadas da Medicines for Europe, representando 22% do total da despesa com medicamentos.

A concorrência gerada pelos fabricantes de medicamentos genéricos na Europa tem vindo a permitir poupanças significativas aos doentes e aos sistemas de saúde, que para terem o mesmo nível de acesso aos medicamentos, sem os genéricos, teriam custos adicionais de 100 mil milhões de euros, por ano.

No caso dos medicamentos biossimilares, a Medicines for Europe prevê que o recurso aos mesmos, por parte dos sistemas de saúde, possam permitir a até 2020 poupanças de 33 mil milhões de euros, só em 8 países da UE.

A Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (APOGEN) é a anfitriã das conferências que ocorrem, pela primeira vez neste modelo, em Portugal, pelo que Paulo Lilaia, presidente da APOGEN, afirma que “é uma grande honra ter em Lisboa as figuras maiores das áreas dos medicamentos genéricos e biossimilares.”

As conferências decorrem no Hotel Epic Sana Lisboa, de 14 a 17 de junho. É ainda de referir que a IGBA, que se dedica a promover os medicamentos genéricos e biossimilares e na troca de conhecimento a nível mundial, inclui as Associações: Medicines for Europe; Canadian Generic Pharmaceutical Association; Generic Pharmaceutical Association; Japan Generic Medicines Association; Jordanian Association of Pharmaceutical Manufacturers; National Association of Pharmaceutical Manufacturers e Taiwan Generic Pharmaceutical Association.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz