Medicamentos para hipertensão e ibuprofeno podem provocar lesões graves nos rins

Medicamentos para hipertensão tomados em conjunto com o analgésico ibuprofeno podem causar lesão renal aguda, e em alguns casos a lesão nos rins pode ser permanente.

Medicamentos para hipertensão e ibuprofeno podem provocar lesões graves nos rins
Medicamentos para hipertensão e ibuprofeno podem provocar lesões graves nos rins. Foto: Rosa Pinto

Investigadores da Universidade de Waterloo, Canadá, concluíram que as pessoas que tomam um diurético e um inibidor do sistema renina-angiotensina para tratar a hipertensão devem evitar tomar o analgésico ibuprofeno, dados os riscos para os rins.

Diuréticos e inibidores do sistema renina-angiotensina são normalmente prescritos em conjunto para o tratamento de hipertensão. Estes medicamentos estão disponíveis sob várias marcas farmacêuticas, e analgésicos como o ibuprofeno estão disponíveis sem receita na maioria das farmácias.

Os investigadores usaram testes de medicamentos simulados por computador para modelar as interações dos três medicamentos e o impacto nos rins, e descobriram que em pessoas com certos perfis médicos, a combinação pode causar lesão renal aguda, que em alguns casos pode ser permanente.

Anita Layton, da Universidade de Waterloo e investigadora envolvida no estudo, esclareceu que a toma da combinação dos medicamentos não implica obrigatoriamente que cause danos nos rins em todas as pessoas, mas indicou: “A investigação mostra que é um problema suficiente para que as pessoas tenham cuidado.”

“Os diuréticos são uma família de fármacos que fazem o corpo reter menos água”, referiu Anita Layton, e acrescentou: “Estar desidratado é um fator importante na lesão renal aguda e, em seguida, o inibidor do sistema renina-angiotensina e o ibuprofeno atingem o rim com esse golpe triplo. Se estiver a tomar medicamentos para hipertensão e precisar de um analgésico, considere paracetamol”.