Médicos da ULS Santa Maria que sejam docentes na FMUL vão ter apoios para Doutoramentos

Médicos da ULS Santa Maria que sejam docentes na FMUL vão ter apoios para Doutoramentos
Médicos da ULS Santa Maria que sejam docentes na FMUL vão ter apoios para Doutoramentos

Um protocolo entre a Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULSSM) e Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa FMUL) vai permitir incentivos à investigação científica apoiando médicos que sendo docentes na FMUL pretendam realizar doutoramentos nessa Faculdade de Medicina.

O acordo, que foi simbolicamente formalizado na véspera da cerimónia que assinala o 200.° Aniversário da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, é considerado pelos responsáveis das duas instituições como estratégico para o Centro Académico de Medicina de Lisboa e para a formação académica diferenciada dos seus quadros, como sublinharam os responsáveis das duas instituições.

“Este protocolo concretiza uma ambição antiga da ULS Santa Maria. Queremos estimular os nossos profissionais a fazerem doutoramentos na FMUL, porque é importante para a instituição ter um cada vez maior número de doutorandos, mas também para aprofundar a vinculação formal e afetiva ao maior campus de saúde do país”, destacou Carlos das Neves Martins, Presidente da ULSSM, citado em comunicado.

“Com este programa, reforçamos o papel central da investigação na missão da FMUL e contribuímos para a valorização dos profissionais da saúde que, integrando o ensino e a clínica, estão em posição privilegiada para gerar conhecimento com impacto real. Trata-se de uma aposta estruturante na qualidade e na inovação científica”, afirmou João Eurico da Fonseca, Diretor da FMUL, também citado em comunicado.

Para além do apoio financeiro previsto aos doutorandos, o Programa de Incentivo à Investigação prevê que a ULSSM garanta tempo protegido no horário para investigação, para que os seus profissionais possam frequentar os Programas de Doutoramento da FMUL. O acordo de colaboração contempla também o acesso a bibliotecas, centros de documentação e a uma vasta rede de informação, incluindo bases de dados internacionais, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.