Melgaço em Festa: valores e tradições da região

Tradições, música e muita animação definem o programa do “Melgaço em Festa” para 4 a 15 de agosto. A festa que começa com festival internacional de folclore irá ter um cortejo histórico, um cortejo etnográfico, mercado medieval e concertos musicais.

Melgaço em Festa: os valores e tradições da região
Melgaço em Festa: os valores e tradições da região

A Autarquia de Melgaço apresentou hoje, 21 de julho, o programa do “Melgaço em Festa” agendado para 4 a 15 de agosto de 2023. Uma festa em que a aposta é nos valores e tradições do território e que se sentiu na Praça da República onde foram realizadas várias performances pelos grupos participantes do Dia do Brandeiro e da Festa C(r)asteja, com música ao vivo, concertinas, gaiteiros, exposição de produtos locais e a “visita” de personagens típicas do concelho e do Mercado Medieval.

Como descreveu vice-presidente, José Adriano Lima, na sessão de apresentação, “houve uma aposta no reforço e na diversificação das atividades. Continuamos a apostar nos valores, costumes e cultura da nossa região, mas há também uma inovação, no sentido de termos um programa que seja para todos. Queremos chegar a todas as faixas etárias e a todos os interesses culturais. Espero que todos possam desfrutar daquilo que é a nossa oferta cultural.”

O “Melgaço em Festa” que irá a acontecer um pouco por todo o concelho, tem como uma das novidades no dia 12 de agosto com o Cortejo Histórico. Um evento que pretende retratar a ocupação humana do território, designadamente cinco épocas que deixaram marcas históricas e que representam as raízes culturais do concelho: o Paleolítico, a Idade do Bronze, a Antiguidade Clássica (Romanização), a Idade Medieval e a Idade Contemporânea.

Do programa consta o festival internacional de folcloreO Mundo a Dançar” no dia 4 de agosto, pelas 22h00, no Largo Hermenegildo Solheiro, onde quatro grupos de folclore, de diferentes localidades – Argentina, Equador, Geórgia e Taiti – darão a conhecer a sua cultura através da dança.

Nos dias 5 e 6 de agosto, é a celebração da cultura da transumância, uma tradição com 900 anos, durante o Dia do Brandeiro. O cortejo etnográfico, no sábado, pelas 12h30, sob o tema “A Transumância”, é um momento alto das festividades, para se ouvir o relato do quotidiano da pastorícia, mas também momentos de animação musical com Laurance.

No dia 8 de agosto, o Grupo Folclórico Amizades do Alto Minho de Messy, o Grupo Folclórico Etnográfico da Casa do Povo de Melgaço, danças e tradições de Castro Laboreiro e o grupo musical Cláudia Martins & Minhotos Marotos, prometem animar a Festa do Emigrante. Tempo para festejar com os emigrantes quando estes regressam de férias às suas origens.

Nos dias 11 e 13 de agosto o Mercado Medieval realiza-se no centro histórico. Um evento que promove o património histórico de Melgaço. O centro histórico, com o seu Castelo e as suas Igrejas medievais (Matriz e Misericórdia), é um local fulcral para um Mercado medieval e palco de várias animações temáticas. Numa tenda poderão ser alugados trajes que permitirá aos visitantes recuarem no tempo e a entrarem no espírito medieval.

Nos dias 11, 12 e 13 de agosto, várias Concertos Musicais prometem deliciar todas as faixas etárias, com Dj Wilson Honrado, no dia 11; Toy, no 12; e Mike da Gaita e Cuca Roseta no dia 13.

No dia 13 de agosto, e como é já habitual, haverá o Espetáculo Piromusical na envolvente do Castelo.