Mercado de Vinhos inovador no Campo Pequeno, em Lisboa

Provas, exposição, conversas e visitas guiadas em língua gestual, o Mercado de Vinhos no Campo Pequeno, em Lisboa, oferece uma oportunidade única para conhecer novos projetos vinícolas e aprender com enólogos a conhecer melhor e a apreciar as castas portuguesas.

Mercado de Vinhos inovador no Campo Pequeno, em Lisboa
Mercado de Vinhos inovador no Campo Pequeno, em Lisboa. Foto: © Rosa Pinto

O Mercado de Vinhos está no Campo Pequeno, em Lisboa, de 18 e 20 de outubro. Nesta 8ª edição, para além de dar lugar a pequenos e médios produtores de vinhos nacionais, e dar a conhecer novos projetos vinícolas e novos enólogos, disponibiliza um circuito com Linguagem Gestual Portuguesa, bem como propicia conversas e prova de vinhos onde pode conhecer melhor e apreciar as castas portuguesas.

Este ano é convidada a região de vinhos de Lisboa. Uma região que contempla as seguintes denominações de origem: Alenquer, Arruda, Bucelas, Carcavelos, Colares, Encostas d’Aire (Alcobaça e Medieval de Ourém), Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras e ainda a indicação geográfica homónima (“Vinho Regional Lisboa”).

A região dos Vinhos de Lisboa foi eleita pela “A Wine Enthusiast”, revista vitivinícola de referência internacional, para o seu top 10 do enoturismo mundial para 2019. “A localização de Lisboa ao longo do Atlântico com a sua diversidade de solos, microclimas e topografias produzindo as tradicionais castas portuguesas e as mais famosas castas internacionais, numa seleção que foi definida em função da sua produção em qualidade e não em quantidade, determinou que hoje, os vinhos da Região de Lisboa sejam conhecidos pela sua boa relação qualidade/preço”.

Conhecer e apreciar vinho deve ser acessível a todos e para isso, este ano, o Mercado de Vinhos e a Associação Portuguesa de Surdos desenvolveram um circuito de visita ao Mercado que vai permitir que as pessoas surdas acompanhados por um guia de Língua Gestual Portuguesa possam conhecer as experiências dos produtores de várias regiões e as diversas tipologias de vinhos, e ter uma introdução à prova de vinhos. Uma iniciativa que pretende defender os Direitos das Pessoas Surdas, para que fiquem em pé de igualdade com os demais cidadãos.

Para além da prova e aquisição de vinhos, pode participar no auditório a “Conversas e um copo de Vinho” que com acesso gratuito permite aprender a provar vinhos com a orientação de enólogos da Câmara de Provadores da Região de Lisboa, ficar a saber como utilizar os sentidos para apreciar o vinho com os Profs. Manuel Malfeito e Virgilio Loureiro, autores do Vinho Sentido, ou conhecer Estórias de marcas de vinhos que marcam, com Fernando Melo, jornalista de gastronomia e vinhos.

O Mercado de Vinhos conta ainda com a presença de elementos da ACIBEV que apresentam a iniciativa “Wine in Moderation”, uma ação de sensibilização e incentivo à moderação e responsabilidade no consumo do vinho, através da realização de testes de alcoolemia. Também com o objetivo de sensibilizar para a reciclagem, a Sociedade Ponto Verde organiza palestra e disponibiliza suportes de comunicação sobre o tema.

Os visitantes podem ainda usufruir de um vasto programa de atividades que engloba visitas temáticas e circuitos guiados com a Wine Educator Teresa Gomes.

A exposição itinerante “Da Vinha ao Vinho – as Castas Portuguesas” está também disponível no evento oferecendo ao público a possibilidade de conhecer os aromas identificativas de cada casta.

O Mercado de Vinhos é uma organização conjunta do Campo Pequeno e da House OF Wines aberto:

Dia 18 de outubro das 15h00 às 21h00

Dia 19 de outubro das 11h00 às 21h00

Dia 20 de outubro das 11h00h às 20h00h.

O bilhete de acesso tem um valor de 3€ sem copo e de 6€ com copo.