
O passado medieval viaja para o presente no interior da Fortaleza de Valença de 5 a 7 de setembro de 2025, com a iniciativa Mercado Medieval – Valença na Rota da História.
Nos três dias, o centro histórico de Valença é o palco onde se materializam os torneios apeados e a cavalo, as peças de teatro e a música de rua, os espetáculos de fogo, as danças orientais e medievais, as artes e os ofícios, onde saltimbancos depois de viajarem no tempo animam os visitantes, tais como os vivos do dia o fazem com recriações de lutas e mostras de armamento do tempo medieval. No passado como no presente a vida é feita dos sabores da gastronomia que no evento não faltará.
A curiosidade pelo passado está sempre presente pois somos dele produto, pelo que as recriações históricas prometem envolver todos numa viagem pelas construções do imaginário que muitos testemunhos temos vindo a preservar e a tentar compreender. Momentos únicos de serão peças da construção também da nossa nacionalidade.
Na edição de 2025 o grande tema é a Peregrinação do Rei D. Manuel I a Santiago de Compostela, na sua passagem por Valença em 1502. Um momento histórico determinante na afirmação do Caminho Português de Santiago, em que será materializado através de várias recriações, de que se destaca o Cortejo Medieval.
Todo a urbe, ruas e muralhas recebem são levadas à época medieval com decoração e adereços, conferindo ao cenário um ambiente enriquecedor para a experiência a viver pelos visitantes expetadores.
Nas tendas do mercado, os visitantes do presente poderão encontrar e comprar uma grande diversidade de produtos: artesanato tradicional, bijuteria, peças em couro, ferro e madeira, tapeçarias, especiarias, ervas aromáticas, licores, doçaria conventual e iguarias típicas da época medieval.
O Mercado Medieval – Valença na Rota da História é um convite a viver e sentir a história num dos mais emblemáticos conjuntos patrimoniais de Portugal, que tem a organização da Câmara Municipal de Valença, em parceria com a AEDVC – Associação Empresarial de Viana do Castelo, o Turismo de Portugal e a Rede das Fortalezas Abaluartadas da Raia.













