Mercado negro dos certificados de vacinação falsos já inclui Portugal

Há certificados de vacinação falsos para Portugal à venda por 150 euros e o número de vendedores já aumentou 10 vezes. Há cada vez mais interessados em certificados falsos, com grupos de Telegram a atingir os 300.000 membros.

Mercado negro dos certificados de vacinação falsos já inclui Portugal
Mercado negro dos certificados de vacinação falsos já inclui Portugal. Foto: © Rosa Pinto

O mercado negro dos certificados de vacinação falsos está a crescer exponencialmente, alerta a Check Point, uma empresa especializada no fornecimento global de soluções de cibersegurança. O número de anunciantes e subscritores de certificados de vacinação falsos disparou, multiplicando 10 e 12 vezes, respetivamente. Os investigadores da Check Point identificaram novas técnicas de venda que recorrem a bots para criar certificados na hora. Os certificados portugueses falsos tem um preço que ronda os 150 euros.

Portugal entre os países para os quais se expandiu o mercado negro

O mercado negro dos certificados falsos de vacinação tem vindo a ser expandido na sua área de abrangência, e inclui agora 29 países. Portugal é um dos 9 países que foram influídos no mercado negro tal como a Áustria, Brasil, Letónia, Lituânia, Malta, Singapura, Tailândia e Emirados Árabes Unidos.

Exemplo real de um certificado digital falso para Portugal
Exemplo real de um certificado digital falso para Portugal

Número de vendedores de certificados falsos aumenta 10 vezes

A 10 de agosto de 2021, os investigadores da Check Point identificaram cerca de 1.000 vendedores no Telegram. Atualmente são mais de 10.000 os que oferecem certificados de vacinação falsos.

Número de subscritores aumenta 12 vezes

O Telegram é uma das principais plataformas onde decorrem estas transações ilícitas. Aqui, os vendedores organizam-se em grupos com um dado número de subscritores. Recentemente, foi identificada uma rápida aceleração do número de subscritores e seguidores, com alguns grupos a atingir os 300.000 membros – um número inédito até então. A drástica subida deve-se, no entender do departamento de investigação da Check Point, ao plano de vacinação obrigatória anunciado pela administração norte-americana na passada semana.

Novas técnicas: Bots

A pandemia tem vindo a tomar novos contornos, mas nem por isso os cibercriminosos dão sinais de abrandamento da sua atividade. O mercado negro continua a adaptar-se, melhorando a sua capacidade de resposta e distribuição. Os investigadores da Check Point Research descobriram novas técnicas às quais os anunciantes têm recorrido para aumentar as suas vendas. Na Áustria, por exemplo, foi detetado um bot do Telegram que cria certificados falsos gratuitamente. A única coisa que o potencial interessado tem de fazer é preencher os dados relevantes e um ficheiro PDF será partilhado com todas as informações providenciadas.