MEXE: Os três espetáculos em estreia no Teatro Carlos Alberto

Encontro Internacional de Arte e Comunidade estreia espetáculos de diferentes geografias no Teatro Carlos Alberto. O MEXE decorre de 19 a 21 de setembro, no Porto, e apresenta “Empty the Space”, “Synectikos” e “Isto é um Negro?”.

MEXE: Os três espetáculos em estreia no Teatro Carlos Alberto
MEXE: Os três espetáculos em estreia no Teatro Carlos Alberto. Foto: ©Rodrigo de Oliveira

“Questionar as lógicas de vida rígidas normativas que são apresentadas como caminhos únicos para o que vivemos enquanto coletivo humano” é o desafio que o MEXEEncontro Internacional de Arte e Comunidade – apresenta, e para a quinta edição o tema é “o comum”.

No âmbito do festival estreiam-se no Teatro Carlos Alberto (TeCA) três espetáculos produzidos por coletivos de diferentes contextos geográficos. Todos eles refletem sobre a interculturalidade do mundo moderno, através de uma combinação de vários elementos para estimular o pensamento criativo e a interrogação sobre o sistema aniquilador da diferença.

Esvaziar o espaço global do mundo moderno

Empty the Space”, dia 19 de setembro, às 21h00: Um palco vazio e dois bailarinos-coreógrafos vindos do Uganda são os pilares de Empty the Space, uma peça que visa promover a reflexão sobre a partilha de espaço no espaço global do mundo moderno. O espetáculo propõe um diálogo intercultural, explorando-se a relação entre a coreografia europeia contemporânea e a dança tradicional africana. Um espetáculo para maiores de seis anos.

“Empty the Space”
“Empty the Space”. Foto: DR

Uma pesquisa sobre conceito de espaço que chega de Espanha

Synectikos”, dia 20 de setembro, às 21h00: sobe ao palco apresentando ao público uma peça coreográfica que resulta da interação entre dança, música e artes visuais. No espetáculo, o Coletivo Lisarco, oriundo de Espanha, continua a sua pesquisa em torno do conceito de espaço, aplicando um método que acaba por lhe induzir o nome, a técnica Synectics. Esse processo sinérgico de estimulação do pensamento criativo através da combinação de elementos vários vai ser um dos temas da oficina Coletivo Lisarco, que terá lugar no dia 19 de setembro, das 9h00 às 12h30.

Synectikos
Synectikos. Foto: ©ICAF17

A diferença, a exclusão e o racismo

Isto é um Negro?, no dia 21 de setembro, às 21h00: trata-se de uma peça que, dentro do contexto da sociedade brasileira mestiça e excludente, pretende interrogar um sistema racista e aniquilador da diferença. Através da mistura de linguagens e formatos – do stand up ao videoclipe –, o palco do TeCA vai transformar-se num lugar de luta contra o silêncio da fala, diluindo-se os limites entre autobiografia e ficção, humor e constrangimento. O espetáculo é para maiores de 18 anos.

O preço dos bilhetes dos espetáculos do MEXE é de cinco euros.