Ministério da Agricultura avalia estragos da queda de granizo em Mogadouro

As infraestruturas de apoio à atividade agrícola e equipamentos afetados pela queda de granizo em Mogadouro estão a ser identificados por técnicos do Ministério da Agricultura. Os estragos nas colheitas estão cobertas pelo seguro agrícola.

Ministério da Agricultura avalia estragos da queda de granizo em Mogadouro
Ministério da Agricultura avalia estragos da queda de granizo em Mogadouro. Foto: © Rosa Pinto

Os serviços do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural (MAFDR) já se encontram no terreno a fazer a avaliação dos estragos causados pela queda de chuva intensa e de granizo que atingiu, ontem, diversos pontos do concelho de Mogadouro, no distrito de Bragança, indicou o Ministério em comunicado.

Os técnicos estão agora focados na identificação dos prejuízos materiais relacionados com situações que possam dar origem à necessidade de restabelecimento do potencial produtivo, tais como infraestruturas de apoio à atividade agrícola e equipamentos, uma vez que as culturas estão cobertas pelo sistema de seguros agrícolas, que envolve o risco de queda de chuvas intensas e de granizo.

O MAFDR esclareceu que “para proteger os agricultores de aleatoriedades climatéricas, como a queda de granizo, que afetou a região de Mogadouro, foi criado um sistema de seguros agrícolas de colheitas que cobre este risco e que está disponível para todos os agricultores”.

“O sistema de seguros, subsidiado em 60% pelo MAFDR, tem como objetivo proteger o rendimento dos agricultores, tendo em conta a vulnerabilidade das colheitas face a fenómenos como o que acaba de ocorrer”.

O MAFDR indicou que “já foi emitida uma carta circular destinada aos fruticultores e aos viticultores, indicando o tipo de intervenção que devem fazer nas culturas, bem como os tratamentos a aplicar, a fim de minimizar os efeitos de eventuais problemas que possam afetar as árvores de fruto e as vinhas na sequência da queda de chuva e granizo”.