Ministra da Cultura felicita participação portuguesa no Festival de Cannes

Ministra da Cultura felicita participação portuguesa no Festival de Cannes
Ministra da Cultura felicita participação portuguesa no Festival de Cannes

Uma nota do Ministério da Cultura dá conta das felicitações aos realizadores portugueses e as respetivas equipas que, através de produções nacionais ou coproduções internacionais, foram selecionados para a 77.ª edição do Festival de Cannes, em especial Miguel Gomes, que venceu o prémio de melhor realização, com “Grand Tour”, e Daniel Soares, que recebeu uma menção especial com “Bad for a moment”.

“É uma participação muito positiva. A qualidade do cinema português, motivo de orgulho para todos, obriga a reforçar o compromisso de apoiar esta área fundamental da criação artística nacional”, referiu a Ministra da Cultura, citada na comunicação do Ministério.

A nota do Ministério da Cultura refere que é a primeira vez que o realizador Miguel Gomes é distinguido na competição oficial do Festival de Cinema de Cannes. “Grand Tour” foi produzido por Uma Pedra no Sapato, de Filipa Reis, em coprodução com Itália, França, Alemanha, China e Japão.

Miguel Gomes já tinha estado anteriormente em Cannes, na Quinzena de Cineastas, onde apresentou “Aquele querido mês de agosto” (2008), “As mil e uma noites” (2015) e “Diários de Otsoga” (2021), correalizado com Maureen Fazendeiro. “Grand Tour” marcou o regresso de uma obra portuguesa à corrida à Palma de Ouro, 18 anos depois.

Também na competição oficial, a curta-metragem de Daniel Soares estava na secção que atribuiu a Palma d’Ouro a Arena, de João Salaviza, em 2009. O filme de Daniel Soares fez a estreia mundial em Cannes, tem produção de O Som e a Fúria e de Kid With a Bike.