Ministro Manuel Heitor visita Angola e Nigéria com larga comitiva

Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, viaja para a Angola e Nigéria onde irá visitar, entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro, centros de investigação e universidades, e reunir com os homólogos de Angola e Nigéria.

Ministro Manuel Heitor visita Angola e Nigéria com larga comitiva
Ministro Manuel Heitor visita Angola e Nigéria com larga comitiva. Foto: © TV Europa

Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), desloca-se a Angola, no dia 30 de janeiro, onde irá visitar o Instituto Nacional de Investigação Pesqueira, o Centro Nacional de Investigação Científica, o Centro Tecnológico Nacional e o Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação.

No mesmo dia 30 de janeiro, e de acordo com agenda divulgada pelo MCTES, Manuel Heitor reúne com o Ministro do Ensino Superior angolano, Adão do Nascimento, e com a Ministra da Ciência e Tecnologia de Angola, Cândida Teixeira.

No dia 31 de janeiro o ministro Manuel Heitor participa na 1ª Edição do Fórum do Futuro dedicado ao impacto da ciência, tecnologia e inovação no crescimento e diversificação da economia e que se realiza no Anfiteatro da Sede do Banco Económico”.

No dia 1 de fevereiro o MCTES visita na República Federal da Nigéria, ”o Instituto Federal de Investigação Industrial, a Universidade de Lagos e o Instituto Nigeriano para a Investigação Oceanográfica e Marinha”.

Na agenda de Manuel Heitor consta que no dia 2 de fevereiro uma reunião com “o Ministro Federal da Ciência e Tecnologia da Nigéria, Ogbonnaya Onu, e com vários diretores-gerais de instituições na área da ciência, tecnologia, energia e engenharia”.

O Ministro termina a deslocação à Nigéria com uma visita à Agência Nacional de Investigação Espacial e Desenvolvimento e à Agência Nacional do Desenvolvimento em Biotecnologia.

Acompanham o Ministro Manuel Heitor, nesta visita a Angola e à Nigéria uma alargada comitiva composta pelo Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Paulo Ferrão, o Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, António Cunha, o Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Nuno Mangas, o Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, João Sobrinho Teixeira, a Presidente da Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica – Ciência Viva, Rosalia Vargas, e o Coordenador Cientifico do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos, Nuno Ferrand.