Miopia é já uma crise de saúde pública

Miopia está a aumentar de forma dramática, e até 2050 metade da população mundial pode ser míope. Especialistas em visão indicam que o risco de cegueira está a aumentar e o impacto socioeconómico da crise de saúde pública, a miopia, é devastador.

Miopia é já uma crise de saúde pública
Miopia é já uma crise de saúde pública. Foto: DR/American Academy of Ophthalmology

A miopia aumentou dramaticamente nos últimos 50 anos, e se nada for feito para desacelerar o atual aumento então metade da população mundial pode ser míope até 2050, refere a American Academy of Ophthalmology.

Muitas crianças correm atualmente o risco de desenvolver problemas oculares que lhes vão ameaçar a visão futuramente. Uma preocupação que reúne especialistas da Alliance for Eye and Vision Research em conjunto com a American Academy of Ophthalmology, a American Optometric Association, a Research to Prevent Blindness e a Association for Research in Vision and Ophthalmology.

As pessoas com miopia podem ver objetos com clareza que lhe estejam perto, mas os objetos mais distantes ficam desfocados. A miopia que começa na primeira infância geralmente piora à medida que a criança cresce. Se essas alterações forem muito extremas, pode ser difícil corrigir o embaçamento com óculos ou lentes de contato e o risco de doenças oculares potencialmente as que levam à cegueira aumenta, incluindo descolamento de retina, glaucoma, catarata precoce e a maculopatia miópica, uma das principais causas de cegueira em todo o mundo.

O impacto socioeconómico desta crise de saúde pública, a miopia, é devastador. Estudos estimam que o impacto global da miopia não corrigida resulta numa perda de produtividade anual de 244 mil milhões de dólares, enquanto a cegueira por degeneração macular miópica resulta numa perda de produtividade anual de 6 mil milhões de dólares.

A American Academy of Ophthalmology considera que é necessário mais investigação para entender o porquê da miopia estar a aumentar, e conhecer que novas opções de tratamento estão disponíveis para retardar a doença em crianças, de forma que as consequências mais devastadoras da miopia possam ser evitadas.