Miopia: Uma Epidemia do Século XXI

Miopia atinge cerca de 25% da população portuguesa e está a aumentar exponencialmente, alerta a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia. As principais causas são o uso constante de dispositivos eletrónicos e a falta de atividades ao ar livre.

Diagrama de miopia no olho humano
Diagrama de miopia no olho humano. Infografia: National Eye Institute

Em Portugal a miopia atinge cerca de 25% da população, ou seja, cerca de 2,5 milhões de pessoas, mas a incidência está a aumentar sobretudo entre os mais jovens, sendo que nos Estados Unidos e na Europa 50% dos jovens adultos já sofre de miopia.

Um estudo publicado na revista ‘Nature’, em 18 de março de 2015, indica que até 2020 cerca de 2,5 mil milhões de pessoas, em todo o mundo, terão problemas de miopia. O estudo indica que o aumento de miopia tem crescido de forma arrasadora levando a que 90% dos adolescentes e jovens adultos na China sejam míopes, e em Seul o número atinge os 96,5% dos homens com 19 anos de idade.

Em comunicado, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) refere que estudos recentes indicam que o número de casos de miopia aumentaram porque o ser humano passou a estar muito tempo em locais fechados e recorre constantemente ao uso de dispositivos eletrónicos, e não ao ar livre.

A SPO alerta que, em Portugal, a incidência da miopia pode vir a aumentar entre os mais jovens devido ao estilo de vida atual, que leva a que passem a maior parte do tempo em espaços fechados.

Para a SPO convém distinguir duas dimensões diferentes de miopia: a miopia simples, ligeira ou moderada, até 6 dioptrias, que se corrige com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia e a miopia elevada acima das 6 dioptrias, também corrigida com os mesmos métodos mas que muitas vezes, vem acompanhada de complicações oftalmológicas sérias, como o descolamento da retina, a baixa visão por alterações graves da retina, e outras.

O grande desafio da miopia, para a SPO, verifica-se nos dois parâmetros: simples e patológico, crescendo não só em número, como também em gravidade. Verifica-se que ainda não foi possível encontrar uma forma de prevenir ou de travar a sua evolução.

António Marinho, Diretor de Serviço de Oftalmologia do Hospital da Luz, em Vila Nova de Gaia, citado pela SPO, indica que a “doença evolui ao longo da vida adulta”, dado que “não se nasce com a mesma miopia com que se morre”.

Para o especialista “há dois fatores importantes a ter em conta: impedir que a miopia apareça e impedir que ela aumente”, e esclarece: “Tal não foi alcançado de forma efetiva até hoje mas vamos continuar a debater o tema e atuar com as armas que existem para dar a melhor qualidade de vida possível aos doentes”.

Monteiro Grillo, Presidente da SPO, recomenda algumas precauções básicas a ter em conta para minimizar a evolução da miopia ao longo da vida:

  • Manter um nível de vida que implique um aumento de atividades ou permanência ao ar livre, num mínimo de duas horas, pois uma vida ao ar livre, com maior exposição solar pode contribuir para uma menor progressão da doença miópica;
  • Menos permanência de tempo focado nos dispositivos eletrónicos;
  • Fazer rastreios regulares de visão entre os mais pequenos.